Atenção pejoteiro: Joaquim Levy está de olho em você!

By: Author Raul MarinhoPosted on
383Views3

Todo mundo sabe que a pejotização é ilegal – vide aqui -, mas ninguém dá bola para isso porque, afinal, tratar-se-ia de uma “relação privada entre duas entidades livres para contratar como melhor lhes aprouver” (não é bem assim, mas nem vou entrar nesse mérito agora). O fato é que grande parte do ganho financeiro da pejotização vem de uma manobra fiscal para pagar menos I.R., o que é especialmente impactante nos salários mais elevados – daí ser uma modalidade de contratação extremamente popular entre profissionais que ganham mais, como médicos, executivos, e… pilotos (os da aviação executiva de nível mais elevado em particular).

O problema é que o novo Ministro da Fazenda também sabe disso, e ele hoje afirmou numa entrevista para a Folha que os “prestadores de serviços que recebem como pessoa jurídica” (a.k.a. “pejoteiros”) estão na sua mira. O ministro chama o problema (da evasão fiscal via pejotização) de “egrégio”, ou seja: “de extrema importância”. Então, não é difícil antever que o que vem por aí para os pejoteiros não deve ser nada agradável.

3 comments

  1. Fred Mesquita
    3 anos ago

    Há também os profissionais autônomos que hoje recebem seus ganhos usando o RPA (recibo de pagamento autônomo) das empresas até um determinado valor, sem ser cobrado nada de imposto por isso. Quando o valor está próximo a ser superado, sempre aparece alguém da família para receber como “laranja”, e assim vamos levando a vida….

    Ooooops, me entreguei…

  2. Hubner
    3 anos ago

    Não é o Levy. Ele é só mais um laranja no meio do cesto podre.

    É senha arrecadadora corrupta petista que quer comer mais ainda o dinheiro do brasileiro.
    Agora mirando os “burgueses coxinhas prestadores de serviços”.

    • Hubner
      3 anos ago

      ops “a sanha”

Deixe uma resposta