Plano Estratégico da ANAC – 2015/2019

By: Author Raul MarinhoPosted on
971Views3

Planejamento Estratégico ANAC – 2015/19

Está publicado no Portal da ANAC o Plano Estratégico da Agência para o quinquênio 2015/2019 – vide link acima. Tecnicamente falando – isto é, em termos acadêmicos da Administração de Empresas -, trata-se de um trabalho excelente (inclusive, utiliza ferramentas da Teoria dos Jogos na sua elaboração, o que me deixou bastante surpreso). A grande questão agora é saber o quanto se conseguirá realizar, na prática, do que se colocou no papel.

Numa empresa privada, o gestor que se desviasse do planejado estaria em sérios apuros para se manter no cargo. Porém, no serviço público, sabemos que a coisa não funciona da mesma forma – mesmo porque os gestores da ANAC ou têm estabilidade, ou têm mandato fixo. E é aí que o planejamento começa a desmoronar: uma vez que o gestor não pode ser punido por não cumprir o planejado – e, mais do que isso, muitas vezes ele é forçado a descumpri-lo pelo seu “patrão” -, qual o sentido de se ter um planejamento no fim das contas? Vejamos, por exemplo, a recente decisão da ANAC que duplicou as tarifas aeroportuárias dos helicópteros, que foi tomada, basicamente, por imposição do Planalto: como uma medida dessas poderia se inserir num planejamento estratégico?

De qualquer maneira, mesmo com as dificuldades inerentes ao serviço público, se a ANAC conseguir sucesso em 10% do que se propõe com seu Planejamento, já será um formidável avanço. Tomara que passe disso!

3 comments

  1. Fred Mesquita
    4 anos ago

    Há um caminho muito longo entre prometer e fazer… Quem vive de promessa é beata e esperar que seja feito 10% desse plano já é motivo de comemoração.

  2. Hubner
    4 anos ago

    Basicamente é uma bela peça publicitária. Uma propaganda bem elaborada em algumas páginas.

    Tomara, Raul, que 10% do blá blá blá seja mesmo executado. Tomara.

Deixe uma resposta