O leitor Marcelo Barbiero me enviou o link para o vídeo que compartilho abaixo, que mostra como a NASA entende que se poderia substituir o copiloto por um super-despachante em terra em aeronaves de linha aérea. Tudo muito legal, eficiente e funcional, mas honestamente, não me convenceu. Num voo sem intercorrências, acho que seria ótimo; mas e num barata-voa de uma emergência, como ficaria? E quem garante que a comunicação aeronave-terra seria mantida? E, finalmente, a velha pergunta: num avião sem copiloto, como é que seriam formados os futuros comandantes?
Recentemente, publiquei um post sobre um incidente ocorrido com um A380 da Qantas. Leiam a descrição do que ocorreu, e depois respondam: qual a chance de aquele incidente ter terminado bem, se estivesse sendo conduzido por um piloto na aeronave e um super-despachante em terra?
Bob
6 anos agoO fato de o copiloto deixar de existir, nem é uma questão de se vai acontecer ou não, é apenas uma questão de quando. Já a mais de 15 anos atrás se iniciou estudos nesse sentido e a pauta vem ganhando força desde a homologação dos primeiros jatos executivos single pilot e se consolidou definitivamente com o uso dos VANT´s. O piloto vai passar a ser backup do avião e o o tal do super despachante o backup do piloto, que é backup do avião….. rs. Inclusive numa pesquisa internacional publicada no UOL a pouco tempo atrás, sobre quais as profissões que deixarão de existir no futuro, adivinhem qual é uma das mais cotadas. Não adianta tentar achar justificativas para isso não acontecer, a tecnologia não para de evoluir, e ela vem para o bem e para o mal, como um espelho de duas faces.
raulmarinho
6 anos agoSe essa pesquisa da NASA for o que de mais avançado existir sobre aviação de linha aérea ‘single pilot’, então eu acho que esse “quando” a que vc se refere está muito distante…
Beto Arcaro
6 anos agoDiria mais!
Esse cara seria um “MPL Medroso” que só fica no chão!
Não daria na mesma colocá-lo dentro do avião?
Essa é uma daquelas coisas de teóricos “Respeitáveis”.
Só quem voa de verdade, sabe o quanto a ideia é ridícula!
Marcos Véio
6 anos agoNASA, Boieng, Airbus, Embraer e etc… Todos querem acabar com o “inferior”.
Vitor Castro
6 anos agoQuerem acabar com a redundância humana na cabine? Sem contar que os comandantes adquiririam a experiência de voo necessária para ser um comandante “solo” apenas através de simuladores de voo! Nonsense total!
Rafael
6 anos agoAcho legal a pesquisa. Acredito que será benéfica para quem sabe termos mais segurança no futuro, INCLUINDO o tal do super-despachante na operação, monitorando as aeronaves da companhia e até mesmo ajudando numa emergência. Mas acho difícil substituir um FO.
Imagina se já estivesse em operação para os voos da Malasia Airlines and AirAsia, já se saberia de antemão o que aconteceu.
Beto Arcaro
6 anos agoIsso é “MPL” no último!
Tem gente que gosta…
Enderson Rafael
6 anos agoSério que essa gente trabalha na NASA?
Porto
6 anos agoBonito e fácil falar isso sem estar num voo IFR com CB e raio para todos os lados e com todos os comandantes com saúde de ferro imunes a um possível mal súbito.
Poderíamos deixar um recadinho breve para a Nasa:
Nasa preocupe com a Ionosfera para cima, pare de complicar a vida que quem voa na troposfera. Quer se preocupar com tecnologia, preocupe em criar algo aliado ao ser humano e não contra ele.