Se você é (ou pretende ser) um piloto profissional, você TEM A OBRIGAÇÃO de assistir a este documentários

By: Author Raul MarinhoPosted on
1390Views12

O vídeo que segue abaixo é um pouco longo (são 27:35min), e está narrado em francês (mas há a opção de ligar legendas em inglês). Apesar disso, assisti-lo é importantíssimo para quem já é (ou está em processo de formação para ser) piloto profissional. Produzido por uma TV da Suiça, ele trata de diversos aspectos de formação, empregabilidade e segurança que afetam a aviação européia, o que dá uma dimensão muito interessante dos problemas da aviação brasileira – na verdade, são os mesmos, apesar de muito mais graves no Brasil. Nele, estão abordadas questões sobre:

  • Custos de formação aeronáutica e como os pilotos financiam sua formação (lá também não há mais subsídios), com pilotos pagando para voar no início da carreira;
  • Pilotos sub-empregados e sub-remunerados, sendo obrigados a pagar do bolso a obtenção de suas habilitações de TIPO;
  • Como essas questões de formação e empregabilidade de conectam com a segurança de voo e a postura da autoridade aeronáutica local, tão omissa quanto a ANAC;
  • Legislação sobre fadiga, com manifestações e greves na Alemanha em 2012 e na Suiça em 2014, questão ainda não resolvida na Europa, assim como no Brasil (nos EUA, o acidente da Colgan Air apressou as coisas); e, para fechar com chave de ouro
  • As discussões sobre ‘Open Skies’, que também estão acomntecendo por aqui, que certamente amplificariam todos os problemas acima.

Assistam e comentem!

12 comments

  1. samuel
    3 anos ago

    Ainda prefiro olhar pra taça de vinho, pela metade e acreditar que ela ta quase cheia. Um pouco de otimismo pra ver se ajuda!!

  2. Michel Lage Pereira
    3 anos ago

    Esse vídeo ilustra bem porque nenhum piloto quer que o seu filho(a) seja Piloto, o futuro é quase sempre o mesmo….. decepções e desilusões. Quando iniciei os meus estudos na aviação em 2012 eu ouvi de um CMTE experiente a seguinte frase “Tudo que você conseguir na aviação, ela pegará de volta”. Já estou formado PCH/INVH + todas as “carteiras extras” que dizem ser importante para o primeiro emprego como IFR/FAA/ICAO/PLAH e etc….Eu ainda não tenho desilusões com a aviação mas decepções algumas, não pela dificuldade do primeiro emprego, afinal de contas, qual área esta sobrando emprego ? O problema são os abusos praticados por aqueles que deveriam ajudar os iniciantes…..

  3. Thiago
    3 anos ago

    O desafio está cada vez maior, seja para iniciantes ou não. Acredito que no futuro entremos em colapso, custos de formação cada vez mais altos e retorno cada vez mais baixo, chegaremos então na deadline no qual não compensara de modo algum se tornar piloto, nem por financeiro e muito menos por “paixão “.

  4. Luciano
    3 anos ago

    Está muito difícil a aviação no Brasil também, estou checado PC/MULT/IFR e inglês avançado, estou apenas esperando ser chamado para fazer ICAO e não consigo emprego com as carteiras há 1 ano já. Vamos lá uma hora chega a oportunidade!!! Abração a todos!!!

  5. Drausio
    3 anos ago

    Definitivamente, Passargada não existe!

    • raulmarinho
      3 anos ago

      Pois é, esse vídeo destrói ilusões: se até na Suíça é assim…

  6. Fabio Junior
    3 anos ago

    Raul, estou chocado com essa situação na Europa, eu sonho em ser piloto na Europa, via a Swiss como como minha futura employer.
    Há um tempo atras vi no Linked in uma publicação oferecendo oportunidades para ser Comissario na Swiss, eu fiquei assustado com os comentários, pessoas falando que as condições são péssimas, ser mal tratado por passageiros e etc. Agora esse documentário comprovou que a coisa realmente está feia, não só no Brasil.

    • Marcos Véio
      3 anos ago

      Lhe recomendo ficar na música.

      • raulmarinho
        3 anos ago

        Sendo quem é, recomendo não continuar na música, independente de ir para a aviação…
        ;-)

    • joselito
      3 anos ago

      melhor continuar cantando

Deixe uma resposta