Pilotos presos por fraude na realização de prova teóricas

By: Author Raul MarinhoPosted on
716Views8

Hoje é o dia das notícias estupefacientes! Vejam o que acabou de ser publicado no Portal ANAC:

Dois pilotos são detidos por fraude em realização de prova

ANAC investigava o caso com reforço da Polícia Federal

Brasília, 4 de fevereiro de 2015 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acionou a Polícia Federal (PF) para investigar caso de suspeita de fraude de dois pilotos envolvidos na realização de prova de conhecimentos técnicos para pilotos em nome de terceiros. Os suspeitos foram detidos pela PF nesta quarta-feira (04/02), na sede da Agência, imediatamente após um deles realizar o exame para início na carreira em nome de outro candidato, enquanto o outro aguardava nas proximidades da Agência.

A Gerência Geral de Ação Fiscal (GGAF) da Agência, criada em 2012, e que atua na coordenação de ações de inteligência da ANAC e na integração com outros órgãos, identificou o problema e começou a investigar a suspeita de fraude. Após reunir informações e elementos que contribuíssem para constituir um flagrante, a ANAC solicitou o apoio da Polícia Federal, que passará a investigar o caso e suas implicações. O nome dos suspeitos é mantido em sigilo para não interferir na apuração do caso.

A Agência informa que adotará todas as medidas cabíveis contra os pilotos suspeitos, e eventuais envolvidos, e que continuará a atuar para coibir que irregularidades dessa natureza ocorram no processo de habilitação dos pilotos.

Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa

Telefones: (61) 3314-4491 / 4493 / 4494 / 4496 / 4497 / 4498 / 4642
Plantão de Imprensa: (61) 9112-8099*
E-mail: jornalismo@anac.gov.br
* das 19h às 9h nos dias úteis e 24h nos finais de semana e feriados

8 comments

  1. Marcos Véio
    3 anos ago

    Hahaha. O Igor Sales foi no cerne da questão. É um problema cultural.

    E não é só prova teórica não. É o tal de CMA. São voos de avaliação cabulados… vai longe a lista. Puuuxa. E tem gente que ainda fica assustado!??? Oh pelo amor! Tenho um amigo que nunca foi na ANAC prestar qualquer exame. Aaaaaaahhhh! Mais ainda. Só fez o PP no ACSP, mas não passou. Daí foi num AC do interiooorrrr, e pagou para o AC colocar o nome dele, para ele mandar outro fazer por ele. Sacou?
    Entenderam ou quer que eu desenhe?

    Hj pilota jato, dando esporro em controlador na fonia.

    Um dia desses, ele me disse: “puxa vida fulano, fez tudo certinho e ninguém te deu um emprego. Eu fiz TUDO nas coxas, subornei o caralho, nunca fiz uma navegação decente, e to aqui, voando jatinho”.

    Apesar de ser meu amigo, não tenho orgulho e nem sinto inveja dele, muito pelo contrário.

  2. Salinas
    3 anos ago

    Não conheço nenhum caso, mas levando em conta que existem denúncias similares em concursos públicos, vestibulares, detrans e etc, não me surpreende que haja algum esquema desse tipo para quem quer entrar na aviação e tem dinheiro “para investir”.

    O esquema todo de provas já me parece meio furado pois além da possibilidade de falsidade ideológica e outras fraudes possíveis ainda tem a “lenda” de que as questões das provas da anac já são quase todas conhecidas pelos professores (as vezes até mesmo foram escritas por eles) de modo que os cursos focam em fazer o aluno aprender a passar na prova e responder X para uma questão que na “vida real” funciona de forma diferente.

  3. Wassall
    3 anos ago

    Isto não é novidade, acontece desde os primórdios; como ficou mesmo o caso daquele cantor que tinha sido aprovado no teórico mesmo sem ser ou ter sido aluno, e botou o helicóptero no chão?

  4. Igor Sales
    3 anos ago

    A culpa do Brasil que esse povo tanto reclama são deles mesmos.

  5. SBBH
    3 anos ago

    Foda hein.. e tem gente se matando de estudar pra passar nessas bancas.
    Mas sei de casos também no CEMAL, de pessoas que vão fazer exames em nome de outras… Isso deve ter aos montes lá.. Seria bom dar um toque ao pessoal lá hein…

  6. Cadu
    3 anos ago

    Se a suspeita me confirmar, me assusta e imagino estes caras voando, pq se os mesmos não tem capacidade para passar em uma banca da ANAC, no qual são provas relativamente fáceis, imaginem voando!!!!!

  7. Eder Viveiros
    3 anos ago

    Isso não é de hoje não…já aconteceu a um bommmmmm tempo….Não consigo entender se a ANAC é incompetente ou conivente pois para realizar as provas o candidato tem que mostrar a ficha de inscrição ou documento original com foto ou seja, alguém deixou passar em branco…!!!!….Isso esta parecendo o filme “Prenda-me se for capaz” afim de demonstrar o quanto a agência esta despreparada…!!!!!

  8. Hubner
    3 anos ago

    Brasileiros seguindo o bom exemplo do governo federal.

    O BraZiu é o país da fraude, o jeitinho, da Lei Gerson, do exxperrto. Ninguém aqui leva nada à sério.

    Além do ensino de aviação aqui ser uma porcaria, incluindo as caça-niqueis de CA, o sujeito ainda tenta fraudar o único filtro meia boca que o governo impõe através da ANAC, uma agência inepta, inerte e política.

    Não é à toa que começamos 2015 com três dúzias de acidentes na aviação geral.

    Vai bem BraZiu, vai bem… Bem direto pro fundo do poço.

Deixe uma resposta