Vejam (ou revejam) o vídeo a seguir. Volto em seguida.
Pois é… Por que esse piloto não arremeteu? Quando ele viu que iria tocar no fim da pista, porque não empurrou as manetes, recolheu os flaps, e puxou o manche? Não é isso o que se treina na maior parte do tempo nos cursos de PP e de PC? (Estou considerando que a aeronave estava sem problemas técnicos e que não havia nada que impedisse a arremetida, caso contrário desconsiderem o parágrafo).
O ponto é que este não é o único acidente causado pela não-arremetida, e este post do BoldMethod (de onde eu tirei o vídeo acima, aliás) – “Prevent A Crash: Your Guide To Flying Go-Arounds” – deveria ser lido por todos os pilotos que ainda têm dúvidas quanto à manobra.
Fred Mesquita
6 anos agoVeio com velocidade muito alta na aproximação e o avião flutuou muito, fato comum no Seneca. Deus do céu, um avião que pousa tão curto… Para muitos pilotos arremeter é causa de vergonha.