O “truque” para emitir a CHT provisória

By: Author Raul MarinhoPosted on
1016Views12

Diversos leitores têm entrado em contato ultimamente, reclamando que suas respectivas CHTs provisórias não estão sendo disponibilizadas pelo sistema, como era antigamente. Este foi, inclusive, um dos assuntos tratados com o Ouvidor da ANAC, conforme relatado aqui – mas ainda não obtive um retorno sobre isso. Ocorre que o Canal Piloto, na sua seção de dúvidas a cargo do amigo Rodrigo Satoshi, publicou hoje um post esclarecendo o assunto de maneira bem pragmática, cuja resposta reproduzo parcialmente a seguir:

“Acesse a página do SACI, faça o login e deixe essa página aberta. Abra uma segunda aba com a página do SINTAC. Após acessar seu processo, faça o upload de todos os documentos necessários, conferindo se a FAP digital foi enviada corretamente pelo checador/Inspac. Clique em “concluir”.

Fazendo isso, a CHT provisória seria emitida logo após o envio do seu processo. Esta é uma informação recente, por isso muitos pilotos desconhecem esse novo trâmite.”

Este é o “truque” para emitir a CHT provisória!

Valei Satoshi Sam!

12 comments

  1. Paulo Mark
    3 anos ago

    Bom dia,

    Existe algum guia para o preenchimento do formulario gpel ?
    http://www2.anac.gov.br/habilitacao/rbha61/FORMGPEL.pdf

    Ele é um dos documentos pedidos na solicitação gerada pela anac

    obrigado

  2. Leo Heitor
    3 anos ago

    Ola amigos…

    Alguem tem alguma ideia de quanto tempo o processo sai de “Aguardando análise” e passa para outro status? Quanto tempo em média voces tem observado ate a possibilidade de emissao da CHT temporaria?
    Existe alguma forma de se acelerar isso indo presencialmente na ANAC? ou alguma “outra forma” qualquer?

  3. leitor@santosdumont.com.br
    3 anos ago

    Fiz conforme instruções do post e deu certo. Após clicar em “concluir”, é só abrir o link “http://www2.anac.gov.br/consultasdelicencas/consultas2.asp” e comandar a impressão da licença provisória. É válido destacar que isso somente é possível ANTES de enviar os documentos, ou seja, ANTES DE CLICAR EM “CONCLUIR”. Por tal razão, é lamentável que tal dica só esteja à disposição de poucos (evidentemente, sem desmerecer a quantidade de leitores que aqui acessam. Diferente, E JUSTO seria, se tal aviso estivesse ao lado do botão “CONCLUIR”). Na oportunidade, agradeço aos nobres colegas por realizar verdadeiro serviço de utilidade pública.

  4. Daniel
    4 anos ago

    Boa tarde.
    E para Operador de equipamentos especiais que não tem nada aplicável?
    Não tem fap, não tem registro de horas de vôo, não tem Certificado de Conclusão de Curso Teórico da Aeronave. só tem declaração de experiência.
    Se alguém puder ajudar.
    Agradeço.
    Att.

  5. João Vitor Balduino
    4 anos ago

    A propósito, deixo uma dica aos colegas que estão aguardando há mais de 60 dias um parecer por parte da ANAC a respeito do processo.

    Vale a pena enviar um e-mail para processos.pel@anac.gov.br informando o código ANAC e número do processo explicando a situação e demora. Costumam responder em 3 dias normalmente com informações atualizadas.

  6. Anderson
    4 anos ago

    Opa! Já que estamos falando de CHT! Alguém sabe me dizer se eu posso encaminhar a papelada para a ANAC solicitando minha CHT PPA ou sou obrigado a fazer junto ao AD que eu estou voando? Pagando a taxa de processo?

    Desde já obrigado!

    • raulmarinho
      4 anos ago

      O processo é eletrônico, enviado pelo próprio usuário.

  7. Fred Mesquita
    4 anos ago

    Eu estou com minha CHT vencida desde 2012 mas até hoje ainda aparece (para meu usuário) o botão de poder emitir a CHT provisória.

  8. Jorge
    4 anos ago

    E para os que não fizeram (ou não tiverem acesso a) esta mágica, existe outra possibilidade a não ser aguardar ? Cadê a isonomia?

  9. Batistaca
    4 anos ago

    Eu to meio que perdido, eu fiz exatamente como esta escrito abri o SACI deixei aberto logo em seguida abri o SINTAC, depois dai vem a minha duvida,nao to conseguindo ver onde faz o upload

    • Batistaca
      4 anos ago

      O unico upload que eu fiz foi quando eu enviei as papeladas digitalizadas pra anac, pra minha surpresa a minha habilitação iria estar no site da anac automaticamente assim como foi com PPH, mas não. Dai no SACI esta como ANALISANDO O PROCESSO, mas nada da provisoria

Deixe uma resposta