Sobre o “herói” que pousou um avião “só com o iPad”

By: Author Raul MarinhoPosted on
847Views4

Não ia comentar isso, mas como está em todo lugar na imprensa – vide “Sem instrumentos, piloto usa iPad para realizar pouso de emergência“, de O Globo -, vamos esclarecer duas coisas:

  • Primeiro: Se “as únicas informações disponíveis eram os indicadores de velocidade e altitude”, então o piloto tinha tudo o que precisava para continuar voando. A reportagem não deixa claro se o voo era IFR ou se as condições meteorológicas eram IMC, mas acho muito provável que havia como prosseguir com o voo visual – portanto, mesmo sem o iPad, o piloto deveria conseguir navegar.
  • Segundo: o iPad, muito provavelmente, já estava sendo usado como instrumento de navegação antes da pane elétrica – talvez até como o instrumento de navegação principal do voo. Duvido que se tratava de um iPad “comum” (isto é: sem os aplicativos específicos de navegação aérea), e se havia aplicativos específicos para navegação aérea nele instalados, é porque o ‘gadget’ estava lá justamente por isso.

O leitor leigo é induzido a achar que o piloto teve uma sacada genial e heroica, ao “improvisar” seu iPad como ferramenta de navegação, mas não foi isso o que ocorreu. Na verdade, é preciso investigar porque ele não conseguiu acionar o dispositivo de emergência para baixar o trem de pouso, e porque a pane ocorreu, em primeiro lugar.

4 comments

  1. Beto Arcaro
    4 anos ago

    Então né, tipo assim… O cara usou o IPad pra salvar a vida na Navegação pois se dependesse de “Carta, Proa e Tempo, já era!
    Ótimo!
    Então nesse caso o IPad realmente foi muito útil.
    Acho que o IPad facilita a vida de gente proficiente em Navegação.
    A vida dos não proficientes, ele “Salva”!
    Não estou fazendo nenhuma analogia com o CAPS do Cirrus, hein!? (Mentiroso…).
    O duro é perceber que no quesito “baixar o trem na emergência” o IPad também não ajudou em nada.
    O artigo conta essa história de forma muito obscura, estranha….

  2. Anonimo
    4 anos ago

    Você já parou para pensar que ele poderia estar usando o GPS de painel como meio primário de navegação? Ou um VOR / DME? Com certeza ele como 98% dos pilotos não usam os métodos primários de navegação. (Proa / Tempo)

    • raulmarinho
      4 anos ago

      Já, tanto que considerei essa possibilidade no texto.

  3. Zé Maria
    4 anos ago

    O autor da reportagem nem soube escrever direito o nome do estado de Wisconsin. . .falasééério.
    Quanto ao uso do i-Pad, caso eles tivessem previamente instalado o aplicativo, de fato funcionaria perfeitamente como back-up.
    Sem o aplicativo, necadipitibiriba. . .
    Portanto pessoal, dentro daquilo que (pouco) sei sobre essa possibilidade, e por já ter visto em revistas especializadas várias propagandas mostrando essa capacidade, com aplicativo ok, sem aplicativo um abraço. . .
    Zé Maria

Deixe uma resposta