No atual cenário político e econômico, qual a chance de o PDAR realmente ser implementado?

By: Author Raul MarinhoPosted on
894Views13

O PDAR-Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional vem sendo encarado como a grande notícia para a aviação das últimas décadas. Uma “grande quantidade” de aeroportos seriam reformados – começou com os “800 prá mais”, depois baixou para 270, e agora se revê o número para baixo, mas sempre são “muitos” – e as companhias seriam brindadas com generosos subsídios para operar nessas localidades fora dos grandes centros urbanos. Isso implicaria, em última análise, na contratação de centenas de pilotos para dar conta da nova demanda, e só se pode desejar que tudo aconteça conforme anunciado. Que fique claro, portanto, que faço votos de que tudo corra bem com o Programa, e que a SAC-PR tenha 100% de sucesso no que se ´propõe a fazer!

Mas… Sejamos realistas. Se o Governo está cortando recursos do PAC, como se lê aqui – lembrando que a presidente foi apelidada de “mãe do PAC” pelo então presidente Lula, quando era Ministra-Chefe da Casa Civil -, e do Minha Casa Minha Vida, como se lê aqui, eu pergunto: por que manter os recursos do PDAR neste cenário tão conturbado? Será que a pasta da Aviação Civil está fora do radar do ministro Levy? Por que estaria?

Não que eu tenha informações de bastidores, mas a lógica me leva a crer que dificilmente o PDAR saia do papel este ano – ou estou equivocado? (Adoraria estar, podem ter certeza!). Portanto, caros amigos que estão apostando todas suas fichas numa retomada das contratações de pilotos neste ano por conta do PDAR, acho prudente rever seus planos… Penso ser bastante recomendável ter um plano B para o caso de o PDAR ficar para 2017/18 – isso se tudo der muito certo no ajuste das contas públicas em 2015/16.

13 comments

  1. Marcos Véio
    3 anos ago

    None!

  2. Paulo
    3 anos ago

    O PDAR vai ser a “Copa do Mundo de 2015/16” das empreiteiras…

    Os aeroportos eu penso que as obras vão sair sim, custando muito mais do que racional, mas tem muita chance de sairem…

    Agora… se depois que tivermos mais aeroportos o PDAR “de fato”… o “programa” vai funcionar… aí residem muitas dúvidas…

  3. Se eu fosse elaborar uma frase contendo P.D.A.R., diria que “os P.D.A.R. dessa bicicreta já nasceram enferrujados”… >:-(

  4. Marcello
    3 anos ago

    Temos que ser cautelosos ao apostar as fichas no PDAR, como citado no posto o governo está cortando verbas, nosso país está quebrado…(quero ver até quando a nossa presidANTA vai conseguir se segurar e segurar os benefícios sociais)….bom analisando friamente acho que o governo está mais preocupado em deixar as contas do governo “em dia” do que investir na aviação de nosso país.

  5. Southpilot
    3 anos ago

    Não acredito e nunca acreditei no PDAR pelo simples fato do governo que está aí não ter conseguido concluir nada satisfatoriamente. Números mágicos são citados, centenas de aeroportos seriam construídos ou reformados. Ora, basta ver a situação dos aeroportos nas principais capitais do país, completamente esgotados, INFRAERO sem dinheiro para novos investimentos e o governo quer que nós acreditemos que serão capazes de reformar/construir centenas de aeroportos no interior? Isso sem falar do cenário político/econômico ao qual o país está praticamente quebrado e sem dinheiro para investimentos. Sequer conseguem pagar os compromissos atuais, vide atraso no repasse as Universidades Federais, SUS, FIES, etc.
    PEÇO MUITA CALMA aos colegas e futuros pilotos. Tenho visto muitos comentários empolgados com o PDAR de que as empresas aéreas vão comprar dezenas de novos aviões.. Uma nova versão do vai faltar piloto…As escolas de aviação estão enchendo novamente com gente acreditando no PDAR e de uma possível oferta vasta de empregos na área. Analisem tudo friamente e com a razão, não com o coração.

  6. Julio Petruchio
    3 anos ago

    O único PDAR que vi até agora foi o das digníssimas dos Nobres Deputados e Senadores.

  7. Paulo
    3 anos ago

    Eu acredito que tenha chance do PDAR sair sim… mas infelizmente vendo como uma oportunidade para os políticos/empreiteiras.
    Em tempos de olofotes na Petrobras e obras conhecidas, nada como investimentos no interior longe de tudo e de todos…

    Mas que não vai sair com a eficiência e méritos que deveria… isso não vai…

    • Beto Arcaro
      3 anos ago

      Mas agora que a “Lebre foi levantada”?
      À que ponto chegamos…
      Até a “Coisa Pública” funciona melhor com mais impunidade!

    • Julio Petruchio
      3 anos ago

      “…holofotes…”

  8. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Nenhuma!
    PDAR’s Gone!
    History!

Deixe uma resposta