Governo aumenta alíquota trabalhista para empresas aéreas em 150%

By: Author Raul MarinhoPosted on
466Views12

O jornal Valor Econômico de hoje publicou uma matéria informando que “Com alíquota nova, custo de aéreas cresce R$ 300 milhões – ou, visto por outro ângulo, a alíquota do INSS para empresas aéreas subiu 150%, indo de 1% para 2,5% (o que é ruim do mesmo jeito). Além de reduzir a lucratividade das empresas, esse aumento é particularmente péssimo em termos de empregabilidade porque incide diretamente sobre o custo da folha de pagamentos. Em outras palavras, é um desincentivo à contratação de pilotos: tudo o que NÃO precisávamos para sair do atoleiro de oportunidades de trabalho para pilotos em que já estávamos muito antes de o país mergulhar na atual crise econômica.

Eu entendo que o país precisa reequilibrar suas contas (que ele mesmo desequilibrou, aliás), e que as tais desonerações não tiveram o efeito esperado. Porém, desestimular a contratação de pilotos num momento como esse, em que o desemprego volta com tudo, é algo inadmissível. Quer arrumar dinheiro? Ótimo! Taxe os bancos, diminua o tamanho do Estado, corra atrás da sonegação; mas tomar medidas anti-emprego é demais, né?

P.S.: Apesar de esta medida ser muito ruim para os trabalhadores, ela é péssima também para as empresas; e não deixa de ser irônico que as companhias aéreas, que tanto brigaram nas negociações da renovação da CCT dos aeronautas da aviação regular por qualquer 0,1%, agora tenham que ter seus custos aumentados do mesmo jeito.

 

12 comments

  1. Carlos Barros
    3 anos ago

    Será que o SNA vai aceitar passivamente o aumento dessa alíquota?

    • raulmarinho
      3 anos ago

      Dois diretores do SNA estão hoje em Brasília discutindo este assunto com a Casa Civil.

  2. luciano
    3 anos ago

    É tudo repassado para os consumidores no final.

  3. Southpilot
    3 anos ago

    É incrível esse governo. Durante doze anos gastaram como se não houvesse amanhã, só de ministério temos 37, aí na hora que o país quebra, quem paga a conta? Quem?? Quem??

  4. Reinaldo
    3 anos ago

    Agora só nos basta torcer e juntar esforços para que a segurança operacional não seja atingida como foi em outros anos de crise econômica. De fatalidades já estamos saturados.

  5. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Quando a gente acha que não dá pra ficar pior…
    Sei não, Moçada!
    Acho que o País não aguenta até dia 15.

  6. Batistaca
    3 anos ago

    É trsite saber disso, varios amigos meus entrando nas aereas e infelizmente não vão durar muito.. Eu ainda tenho que escuta a minha empregada dizendo que quem é contra o PT é a minoria, mal sabe ela que o emprego dela corre risco, PS: pior que sabe mas acha que o Brasil ta ótimo…

  7. Batistaca
    3 anos ago

    Hoje estamos assim: O Brasil é a Argentina hj, A Argentina é a Venezuela e, a Venezuela é Cuba

  8. Leitor
    3 anos ago

    Quero usar este espaço para denunciar FRAUDE nas eleições 2014, para Presidanta.
    Motivo: NINGUÉM votou na dilma….incrível.
    Pronunciem-se eleitores do pt.

    • Marcos Véio
      3 anos ago

      Caro “Leitor”,

      Eu particularmente não conheço uma viva alma que tenha voltado na Doutora, aliás, conheço um sim, mas é meu cunhado, nem considero gente.

      • Leitor
        3 anos ago

        Grande Marcus Véio
        Descobriste UM voto!!!
        Falta um monte!!!!!!
        Continuo achando que NINGUÉM votou nela rsrsrsrsOU, pelo menos ninguém assume que votou rsrs

  9. Marcello
    3 anos ago

    É graças à péssima gestão nossos nobres governantes nesses últimos anos que literalmente afundou nosso país, alguém precisa pagar essa conta e vai sobrar para a população. Isso é revoltante!!

    Infelizmente vejo que o Brasil está caminhando para se tornar uma Venezuela em breve.

Deixe uma resposta