Processo seletivo de copilotos da Avianca – Informações adicionais

By: Author Raul MarinhoPosted on
1999Views18

Em relação ao post publicado hoje, sobre o processo seletivo de copilotos da Avianca, repasso a seguir algumas informações adicionais que obtive junto ao amigo J.C.Medau, que é o piloto-chefe da companhia:

Habilitação MLTE: realmente não é requerida, mas a habilitação IFR é, conforme previsto, necessária. Ou seja: a qualificação mínima para participar do processo é PCA-IFRA/MNTE + ICAO-4 + 500h (jet trainer também está fora do “MEL”).

Quantidade de vagas: o Medau não soube precisar um número exato, mas informou que as turmas na Avianca costumam ser pequenas, e que o número de vagas neste processo seletivo deverá estar por volta de oito aeronautas – porém, eles deverão deixar alguns pilotos pré-selecionados para contratação nos meses seguintes.

Sobre ser “desejável formação superior em exatas”, o Medau deu a opinião pessoal dele, que não necessariamente é a mesma da companhia:

Do meu ponto de vista, os cursos das áreas de exatas, tal qual engenharia, ciências aeronáuticas, computação, matemática, etc são mais úteis para a atividade fim do que outros de humanas ou da área da saúde, por isso a preferência. Mas, de forma geral, estudar nunca é demais, os demais tb são bem vindos.

 

18 comments

  1. Mauricio
    3 anos ago

    Estou com ICAO 4, PLA teórico, PC, IFR, MNTE E MLTE em dia, 2180 horas voadas. Vejo algumas informações na net mas como me cadastro para concorrer a uma vaga? No site das Cias? Elancers? LinkedIin? Será que existe chance para Gol, Também, Avianca, Azul, Trip ou é realmente carta marcada para algumas escolas do eixo Rj Sp?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Independente de a vaga estar no Elancers, LinkedIn etc., ela sempre aparece também no “trabalhe conosco” dos portais das cias aéreas.
      Quanto a “cartas marcadas”, a única preferência conhecida é a da Azul, pelos formados na PUC-RS.

  2. Victor Silva de Abreu
    4 anos ago

    Raul, estou fazendo o PP prático. Até ano que vem terei feito o PC e provavelmente fazendo faculdade. Mas de uma forma geral, todo ano as empresas contratam? (como a Gol contratou há pouco, Azul, e, agora, a Avianca)

    • raulmarinho
      4 anos ago

      Hoje, Azul, Gol e Avianca estão contratando, e há rumores de que a TAM também abrirá processo seletivo em breve. Mas, em 2012/13, ninguém contratou praticamente ninguém, e houve demissões vultosas na aviação comercial.

      • Victor Silva de Abreu
        4 anos ago

        Vc sabe se existe algum recurso, tipo um pré-currículo, que eu deixaria já com as empresas pra quando tiver apto?

        • raulmarinho
          4 anos ago

          Isso não existe.

  3. Piloto Guerreiro
    4 anos ago

    Raul, tire uma dúvida minha acerca do meu caso:

    Na minha CIV eu tenho pouco mais de 300 horas mas eu tenho mais de 200 horas voando de copiloto as aeronaves King Air C90 e o Citation Mustang totalizando 519 horas totais.

    Só que essas horas dessas duas aeronaves eu nao posso anotar na CIV pq sao aeronaves single pilot , e só o cmte no caso que pode logar as horas
    Aí te pergunto, o Medau aceitava na sua época uma declaração expedida pelo Cmte da aeronave??

    Desde já agradeço

    • raulmarinho
      4 anos ago

      Resposta do Medau:

      Isso é muito frequente, especialmente p/ Citation Mustang e Phenon. Infelizmente, as horas mínimas precisam ser legalmente reconhecidas. Eu entendo que há um ganho de experiência nesse tipo de voo mas não conta p/ experiência mínima.

  4. Anderson
    4 anos ago

    A azul chamou pessoal sem ICAO! Pesou foi o Ciências aeronáuticas em uma turma de 50 selecionados!

    • raulmarinho
      4 anos ago

      Na verdade, a Azul nunca exigiu ICAO-4+ na carteira… Ela mesma aplica o seu teste de inglês aos candidatos, similar ao ICAO (mas não “o” ICAO), independente de o sujeito ter ICAO-6 na carteira ou nada. E, sim, CA vale ouro na Azul, em especial se o diploma tiver o carimbo da PUC-RS.

      • Anderson
        4 anos ago

        Eu não sabia que não exigia ICAO! Obrigado pela informação!

  5. Batistaca
    4 anos ago

    Raul voce saberia me dizer se as carteiras precisam está válidas?, Pq ja ouvir falar de gente entrar na companhia aerea com as chts vencidas e rechecar la dentro no simulador

    • raulmarinho
      4 anos ago

      Já pedi esclarecimentos ao Medau, e estou aguardando ele responder.

      • Batistaca
        4 anos ago

        Grato Raul

        • raulmarinho
          4 anos ago

          Segue a resposta que recebi do Medau sobre isso:
          “Os CHT de tipo/classe e IFR não precisam estar necessariamente válidos, mas o CMA e o ICAO precisam”

  6. Anonimo
    4 anos ago

    Lógico que já estão preenchidas…….. Todas estão abrindo vagas, pq ela ficaria de fora…. affffff

  7. Marcos Véio
    4 anos ago

    Pro-forma. Essas vagas já estão preenchidas.

Deixe uma resposta