Cursos e informações sobre MMA

By: Author Raul MarinhoPosted on
534Views1

Em resposta à dúvida do leitor Wagner, nos comentários deste post – “aonde encontro informações sobre cursos de M.M.A? Como escolas por estados, preços dos cursos, quanto tempo leva para se formar um M.M.A, mercado de trabalho e etc,etc. Vc conhece algum blog especifico de M.M.A?” -, segue abaixo a resposta que o amigo Luiz Lopês, Diretor Institucional da ABTAer – Associação Brasileira de Taxi Aéreo e Oficinas de Manutenção me enviou, extremamente completa a abrangente sobre este tema. Ao final, há um link para um pdf, também enviado pelo Luiz, com muitas informações específicas sobre o assunto de manutenção aeronáutica em Goiás.

Para trabalhar com manutenção de aeronaves existem duas modalidades de formação: a do tecnólogo em manutenção de aeronaves e do técnico em manutenção de aeronaves. A formação de tecnólogo é de nível superior e a do técnico é de ensino médio profissionalizante. Ainda existem cursos livres homologados (autorizados e supervisionados) pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil, órgão do governo federal).

Esta formação dura em geral 2 anos, e é ofertada em três especialidades (o aluno pode se dedicar a mais de uma especialidade): manutenção da estrutura física e dos sistemas de pressurização e refrigeração da célula do avião; funcionamento de toda a parte mecânica, como propulsores, comando mecânicos de flaps, trens de pouso; e instrumentos eletrônicos da cabine de comando.Para realizar estes cursos a pessoa tem que ter mais de dezoito anos e diploma do ensino médio. Sua avaliação nos cursos fica a cargo da própria ANAC. Procure se informar em alguma escola de formação homologada em sua região, o que você encontrará em uma rápida procura em sites de busca.

Estimamos um crescimento de 30% a 40%na demanda de mão de obra em manutenção nos próximos 03 anos, caso a aviação regional decole como prometido pelo Governo Federal.

A região de Goiânia tem muito potencial e hoje já um dos polos de manutenção aeronáutica no Brasil. Veja o estudo anexo (PDF): Estudo sobre Setor de Manutenção de Aeronaves – Goiás

Links recomendados:

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/manutencao-aeronaves-686496.shtml

http://pronatec.mec.gov.br/cnct/et_controle_processos_industriais/t_manutencao_avionicos.php

One comment

  1. Wagner
    3 anos ago

    Boa noite Raul, muito obrigado pela atenção sua e a do senhor Luiz Lopês. Grato.

Deixe uma resposta