Paralisia da ANAC chega à manchete da Folha de S.Paulo – Mas governo diz que vai destravar a Agência até o final deste mês (abr/2015). Veremos…

By: Author Raul MarinhoPosted on
846Views6

A paralisia das agência reguladoras (ANAC encabeçando a lista) por inépcia do Governo Federal na nomeação de diretores chegou à capa do jornal mais popular do Brasil numa edição de domingo – o que mostra como o assunto ganhou notoriedade. Na verdade, a reportagem publicada na Folha de S.Paulo de ontem – “Indefinição de nomes para cargos emperra agencias reguladoras” – mostra que a ANAC não é a única agência reguladora paralisada atualmente: a ANTT-Agência Nacional de Transportes Terrestres conta hoje com somente um diretor!

Consultado, entretanto, o governo – representado pela Casa Civil – disse que as nomeações dos diretores das agências reguladoras que estão pendentes serão efetuadas até o final deste mês. Acho importante ressaltar que este post está sendo escrito no dia 20/04/2015, o que significa que, se esta informação for verdadeira, teremos novo(s) diretor(es) na ANAC dentro de 10 dias. Vamos ver… Acho difícil acreditar numa promessa dessas ante a quantidade de mentiras que a Casa Civil contou para a reportagem da Folha (vide abaixo), mas vamos torcer para que, desta vez, o governo cumpra com o que promete. (E depois, vamos ver QUEM foi indicado, mas isto é outra história…).

A incrível desfaçatez do governo nos argumentos para a não nomeação de diretores para a ANAC

É muito ruim ter um governo inepto, por razões óbvias. Mas, além disto, ser tratado como um imbecil é muito pior… Vejam abaixo alguns trechos do que, de acordo com a reportagem acima mencionada, foi dito pela Casa Civil sobre o caso dos diretores das agências reguladoras:

  • “[É] importante destacar que não há improvisos ou vácuos na gestão das agências” – Não!!!??? Como assim!!!??? Se uma agência que precisa de três diretores para tomar suas principais decisões conta com apenas dois, o que é isso se não vácuo de gestão???
  • “A demora nas nomeações, segundo a pasta, teria ocorrido em razão das eleições do ano passado e…” – Poxa, uma das vagas de diretor da ANAC está vaga desde 2013, e as eleições acabaram há 6 meses!!! E o “problema”, é claro, NÃO são as eleições!!!
  • “…da ‘baixa produção legislativa no Senado Federal'” – Mas nenhum nome está aguardando na fila do Senado! Como a Casa Civil fala uma barbaridade dessas!? Vai deixar por isso mesmo, Renan???

Impressionante, não!?

 

6 comments

  1. Leitor
    3 anos ago

    Vamos olhar por outro lado….eram 5 imbecis….tres saíram, restando apenas dois imbecis…quem sabe saindo os imbecis que restam, melhore rsrsrsr

  2. Igor Luchtenberg
    3 anos ago

    E finalmente hoje pela manhã a notícia chegou ao jornal “Bom dia Brasil”. Veremos se as promessas dos próximos 10 dias serão realmente cumpridas….

  3. Marcius
    3 anos ago

    Acredito que o governo irá nomear para compor a diretoria da ANAC o chef de cozinha Alex Atala, pois além de ser um ótimo cozinheiro, procura divulgar alguns aromas e os gostos dos recônditos desse país. Acho que, com este renomado chef de cozinha, nossa aviação deverá dar um salto grandioso rumo ao desenvolvimento.

  4. Bruno
    3 anos ago

    É impressionante a desfaçatez deste governo! Realmente somos tratados como palhaços! Venho acompanhando essa novela por meio de seu Blog Raul, e assim como todos, apesar da descrença, fico na torcida pelas indicações o mais breve possível!

  5. Humberto Branco
    3 anos ago

    Há três questões aqui, pelo menos:

    1. Desgoverno – O governo mostra bem como cuida dos órgãos de Estado que estão sob sua responsabilidade. As moscas da ANAC sabiam que a Agência Reguladora ficaria sem quorum para decisão há meses, muitos meses. Diga-se de passagem, quem primeiro veio a público deixar isso claro foi o seu Presidente, pela mídia.

    2. Segurança Operacional – Alguém tem dúvida que a segurança operacional da aviação está em risco quando a Agência Reguladora do setor não consegue operar? Exatamente o que a ANAC faria hoje num cenário de crise, qualquer que seja?

    3. Quem um (des)governo pode ter a postos para nomear? – Levando-se em conta o fato concreto que este já tem o antecedente de ter nomeado para a própria ANAC pessoa que veio a ser exonerada do cargo depois de escândalo público e que dezenas de outras pessoas foram nomeadas para cargos relevantes em outras Autarquias e Empresas Públicas que hoje se encontram sob investigação criminal, que tipo de gente poderia estar a postos para nomeação?

    Os dois Diretores que lá se encontram hoje possuem condição de fazer a ANAC andar, no limite, tomando decisões ad referendum. Quem lá está trabalha e, goste-se ou não das decisões até hoje tomadas, cumprem suas funções seriamente. Será mesmo melhor, nesse cenário de instabilidade e (des)governo, que alguém seja nomeado?

Deixe uma resposta