Se o seu sonho é voar em linha aérea, não deixe de ler este post do BoldMethod

By: Author Raul MarinhoPosted on
1280Views9

Pelas minhas contas, cerca de 9 em cada 10 pilotos de avião em formação tem como objetivo a linha aérea. E, de fato, a aviação comercial tem uma série de vantagens, por exemplo: é, disparado, o segmento da aviação com as melhores estatísticas de segurança; na média, é a que paga os melhores salários; não há informalidade nas relações trabalhistas (o que significa, também, que ninguém discute quem é que paga o treinamento para rechecar a carteira); as relações de trabalho são mais profissionais (não há a figura do “patrão” da aviação particular/executiva); sem contar o  “glamour” de poder desfilar com uniformes chiques por aí – que é o que mais conta para muita gente, na verdade.

Mas, como se diz na minha terra, “as pessoas veem as pingas que eu tomo, mas não os tombos que eu levo”, e atuar na linha aérea tem uma série de implicações negativas também, que o BoldMethod listou no excelente post “13 Reasons You Don’t Want To Be An Airline Pilot“. Embora baseado na realidade dos EUA, os argumentos são praticamente 100% aplicáveis ao Brasil, então vale a pena refletir sobre eles. E, talvez, repensar seu planejamento de carreira…

9 comments

  1. Marcius
    5 anos ago

    Existe apenas UMA aviação que é verdadeiramente melhor que todas as outras: aquela que te paga um alto salário e te faz ter um padrão de vida maravilhoso, financeiramente e socialmente.

  2. Southpilot
    5 anos ago

    Interessante o post do Boldmethod mas acredito que algumas das características ali descritas não são exclusividade da linha aérea.

  3. Marcos Véio
    5 anos ago

    Pozolha tchê. Eu faço parte daquele que falta para 10. Como diz um amigo que faz muitos anos na linha aérea: “oh vidinha de corno”. rssss

  4. Ricardo
    5 anos ago

    É um post interessante, mas não são motivos para alguém repensar uma carreira, é apenas bom saber. Na minha opinião, os números 4, 5, 6, 9, 10, 11 e principalmente o 13 são bem verdades, já os outros não fazem diferença.

  5. Francisco Acioli
    5 anos ago

    Bom dia Raul Marinho…interessante esse perfil dos pilotos sonharem com a aviação civil comercial. .confesso a você que nunca tive essa vontade, quando eu despertei para a aviação , eu tentei durante três anos seguir a aviação militar sem sucessos, fiz o PP, PC, PLA. Ingressei na aviação Governamental a nivel estadual. .aonde permaneci 17 anos, e imigrei para a aviação puramente executiva, na qual o mais fácil é voar e durante muitos anos foram gratificantes com o D.A.C no controle. Obstáculos criados pela ANAC, confesso à você, são os mais difíceis, renovaçao de cht..multas, entraves. Os melhores salários. .estão nessa executiva, portanto acredito eu que existem preconceitos de ambas as partes, um piloto de Phenom 300 hoje..nao ganha menos do que 25 mil..pra voar de vez em quando. agora imaginem quanto ganha os challengers .Falcons, Legacy…etc..

    • raulmarinho
      5 anos ago

      Pois é, mas pegando um gancho sobre “preconceito”, muitos operadores da aviação executiva de nível mais elevado exigem que seus pilotos sejam ex-linha aérea… O que não faz o menor sentido, mas acabou virando “moda” nesse segmento.

    • Leitor
      5 anos ago

      Amigo….com relação ao salário e a voar de vez em quando, estás enganado. Não esqueça que pode até voar de vez em quando….mas sempre à disposição, 24hs por dia.

  6. Pedro
    5 anos ago

    Raul, esses dias ouvi algo desanimador sobre linha aérea. Que estão limitando contratações de pilotos até 28 anos de idade. Procede essa informação? Abraços

    • raulmarinho
      5 anos ago

      Não que eu saiba.

Deixe uma resposta