Cursos de tecnólogo e EAD “abatem horas” para processos seletivos de copiloto das companhias aéreas

By: Author Raul MarinhoPosted on
1203Views8

Volta e meia recebo mensagens com perguntas sobre se cursos de tecnólogo e EAD “abatem horas” para processos seletivos de copiloto das companhias aéreas, então vamos lá, comentar este assunto de maneira mais ampla.

A questão é a seguinte, pessoal: não há regras sobre como, especificamente, ocorre esse “abatimento de horas ” para quem ter curso superior. Atualmente, cada cia aérea tem a sua própria política, que são as seguintes:

  • Gol e TAM: aceitam, em princípio, qualquer curso superior – inclusive Letras e Zootecnia;
  • Avianca: requer curso superior em “Exatas” (isto é: Engenharia, Ciência da Computação, etc.);
  • Azul: requer curso superior em Ciências Aeronáuticas (e o curso da PUC-RS tem prioridade).

Não há qualquer restrição para cursos de tecnólogo e/ou EAD em nenhuma companhia, mas tampouco estes cursos são explicitamente aceitos. E como não há regras, tudo pode ser alterar a qualquer momento sem prévio aviso, então não adianta muita coisa tentar “se preparar de acordo com o que o mercado exige” (para usar um chavão de marketing de faculdade) porque não dá para saber o que o mercado vai exigir quando você for tentar uma vaga.

De qualquer maneira, ter ou não curso superior – e ele ser “tradicional”, tecnólogo ou EAD – importa muito pouco para conseguir ter sucesso num processo seletivo de copiloto. Mesmo que ele “abata horas”, o fato é que quem tem menos horas por ter curso superior vai concorrer com quem tem mais horas sem diploma universitário – e, num processo seletivo concorrido, é este que terá vantagem efetiva sobre aquele. A suposta vantagem do diploma universitário só faria realmente sentido num contexto de falta de pilotos, com processos seletivos menos concorridos, que não é o caso atual e dificilmente virá a ser no curto e médio prazo. Então, relaxem quanto a isso, e vão cuidar de engordar a CIV, de “agregar valor ao currículo” (com ICAO-test, habilitações de TIPO, cursos de segurança de voo e CRM, etc.) e, principalmente, cultivem bons relacionamentos.

Acho fundamental ter nível superior, principalmente porque ele será importante para você ir mais longe na carreira – além de poder ser um providencial “plano B” se tudo der errado na aviação. Para uma pessoa jovem, então, é inconcebível abrir mão da faculdade. Mas a última preocupação neste sentido é essa história de querer usar o diploma para “abater horas” em processo seletivo.

 

8 comments

  1. João
    4 anos ago

    Então, para mim que concluo o ensino médio esse ano, seria uma boa ideia eu começar uma faculdade de engenharia (de produção, no caso), e durante ela eu ir fazendo as horas de vôo? Outra coisa, pelo que eu entendi o que vale mesmo é quantas horas de vôo você tem ne isso? Então eu não sairia muito prejudicado por não ter a faculdade de ciências aeronáuticas?
    Obrigado desde já!

    • raulmarinho
      4 anos ago

      Faculdade de C.A. que realmente traz uma benefício de curto prazo, é a da PUC-RS, que te dá prioridade do processo seletivo da Azul. Para os demais casos, eu acho muito mais vantagem fazer um curso “comum”, como o de engenharia, pois ele te permite uma alternativa para o caso de a carreira na aviação não ir bem por qualquer motivo. A resposta para suas duas primeiras perguntas é positiva.

      • João
        4 anos ago

        Ah sim, muito obrigado! Só mais uma dúvida, se eu conseguir horas de vôo satisfatórias antes de concluir a faculdade, no caso eu só não poderia entrar na Avianca e Azul (nas condições atuais), porque não teria o curso superior completo?

        • raulmarinho
          4 anos ago

          Você pode ingressar em qualquer cia sem curso superior. O diploma universitário pode ajudar, mas nunca é requisito obrigatório.

  2. Rodolfo
    4 anos ago

    Agradeço por ter feito o post em tão pouco tempo, esclareceu bastante e ajudou muito!
    E só uma duvida, a Azul REQUER curso superior de Ciências Aeronáuticas para ingresso como copiloto? Ou o que vc quis dizer é que se tiver um curso superior em outra área (adm ou mkt por exemplo), vc seria visto como um “sem diploma”? O que não adiantaria muita coisa para “abater” as tal horas.

    Obrigado!

    • raulmarinho
      4 anos ago

      a Azul REQUER curso superior de Ciências Aeronáuticas para ingresso como copiloto?
      R: Não, a Azul considera o diploma de C.A. como “um diferencial”

      Ou o que vc quis dizer é que se tiver um curso superior em outra área (adm ou mkt por exemplo), vc seria visto como um “sem diploma”?
      R: neste caso, vc não teria o “diferencial”

  3. Leitor
    4 anos ago

    Bons tempos que ter horas de vôo(experiência) era importante.

Deixe uma resposta