Contribuições para o novo padrões de cartas aeronáuticas do ICA/DECEA

By: Author Raul MarinhoPosted on
365Views0

O ICA-Instituto de Cartografia Aeronáutica, orgão do DECEA responsável pela produção e disponibilização dos mapas, cartas e manuais necessários à condução dos voos no Brasil, está elaborando um estudo para a modificação do conteúdo, do layout e das funcionalidades das cartas de aeródromos : SID, STAR, ADC, IAC, PDC, VAC e AOC. E, antes que questionem, é bom que se ressalte que o ICA esta ciente da qualidade e conteúdo/layout das cartas da Jeppesen – no entanto, a ideia é criar um padrão novo, baseado nas sugestões dos pilotos, controladores, operadores, etc. que reflitam as necessidades de voo do Brasil.

Por isso, em nome do amigo Luís Meloni, Diretor de Inovação da APPA (e criador do APP Aeroinfo), gostaria de pedir aos amigos leitores suas contribuições e sugestões relativas a este novo modelo. Se você tiver algo neste sentido, por favor envie um e-mail para meloni@meloni.not.br, que ele irá organizar as sugestões/contribuições para posterior encaminhamento ao ICA.

Qualquer ideia é bem vinda, sem restrições: detalhes de cartas de outros países com conteúdos diferentes, novas informações na cartas que poderiam ajudar, códigos de acesso para links com outras informações, detalhes na mudança de layout que ajudariam, sugestões de mudança na nomenclatura, detalhes no desenho como cor e tipo de traçado, etc. – toda sugestão que, ao final, se traduza em maior segurança de voo em função da facilidade e agilidade de uso das cartas pode ser interessante.

Agradeço antecipadamente a todos, em meu nome e em nome do Meloni.

Deixe uma resposta