Estão abertas as inscrições para o EPIA em Florianópolis

By: Author Raul MarinhoPosted on
482Views1

Estagio de Padronizacao da Instrucao de Voo - EPIA-SC - Divulgacao(1)

SERIPA V promove padronização de instrução aérea em Florianópolis

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) realiza o segundo Estágio de Padronização de Instrução Aérea (EPIA). O evento acontece entre os dias 20 e 21 de agosto, no Centro de Ensino da Polícia Militar (Av. Madre Benvenutta, 265, Bairro Trindade), em Florianópolis-SC.

As inscrições estão abertas até completar o número de vagas oferecidas. Inscreva-se e garanta a sua participação. Para isso, basta enviar um email para inscricao@seripa5.aer.mil.br. O Estágio é totalmente gratuito. Mais informações pelo telefone (51)3462-1333.

Várias entidades já confirmaram presença no evento, que reúne diretores de aeroclubes e de escolas de aviação, gerentes de segurança operacional, instrutores de voo e alunos.

O EPIA é uma atividade de prevenção que oferece boas práticas, além de indicar as ferramentas de padronização para o aperfeiçoamento da atividade aérea de instrutores de voo, cujos benefícios refletem diretamente no bom desempenho de alunos que se preparam para ingressar na profissão.

As palestras são proferidas pelos próprios investigadores do órgão regional e apresentam temas específicos, tais como: o panorama atual da aviação de instrução no Brasil, aspectos psicológicos, didática e comunicação aplicada à instrução aérea, checklist e ocorrências relacionadas, preenchimento de fichas de avaliação, aerodinâmica e desempenho em aeronaves de baixa performance, legislação, erros mais comuns em acidentes de instrução e outros.

De acordo com dados do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), no período de 2004 a 2013, o Julgamento de pilotagem, a aplicação de comandos, a supervisão e o planejamento gerencial são os principais fatores contribuintes que aparecem nas investigações de acidentes da Aviação de Instrução.

Na Região Sul, aeroclubes e escolas de aviação são responsáveis por cerca de 60% das ocorrências aeronáuticas investigadas nos últimos cinco anos, superando os números da Aviação Agrícola e demais segmentos da Aviação Geral.

O EPIA busca mobilizar a comunidade de Aviação de Instrução para o debate de questões relacionadas à Segurança de Voo, proporcionando informações e conhecimentos que podem mudar comportamentos, elevar a segurança e preservar vidas humanas.

Obs.: O texto acima é o oficial do SERIPA-V para a divulgação do evento. Para acessar o que este blog pensa sobre o EPIA, clique aqui.

One comment

Deixe uma resposta