Atenção candidatos ao exame teórico de PLA: na prática, nada mudou!

By: Author Raul MarinhoPosted on
1323Views14

Em relação à nova regulamentação das prova teóricas (vide post publicado hoje mais cedo), solicitei esclarecimentos à SPO/ANAC acerca do exame de PLA, e me foi respondido que houve um equívoco na revisão IS 00-003A, que deixou mencionar a prova de Meteorologia no referido exame. Daí a inclusão do requisito na IS 00-003B, publicada ontem – sem, contudo, haver nenhuma mudança prática. Quanto à GRU, permanece exatamente a mesma: R$100,00, referente a duas provas de R$50,00.

Ou seja: O exame de PLA continua sendo composto por somente duas provas, cada uma com 20 questões – uma prova tem questões de Regulamentos IFR, e a outra tem questões de Performance, Peso & Balanceamento, Meteorologia e Teoria de Voo.

Os candidatos que já agendaram o exame poderão fazê-lo na data marcada, sem qualquer alteração. Porém, devem atentar para o fato de que os conhecimentos sobre Meteorologia serão cobrados (como, aliás, sempre o foram), ao contrário do que a revisão A da IS dava a entender.

14 comments

  1. Gilberto
    3 anos ago

    Caros, boa tarde!
    Apenas para informar aos que ainda irão realizar o PLA Teórico, fiz meu exame hoje na ANAC de Congonhas e não caiu meteorologia.

  2. Carlos
    3 anos ago

    Meteoro sempre caiu na prova de PLA nas questões de windshear. Alguém deve ter reclamado, por isso mudaram.

  3. Eduardo
    3 anos ago

    Eu não me surpreenderia se um dia mudasse mesmo: na Europa são 14 matérias para o PLA – Aircraft General Knowledge/Instrumentation, General Navigation, Meteorology, Human Performance, Radio Navigation, Aircraft General Knowledge – Airframes, Systems and Powerplants, Air Law, Flight Planning and Flight Monitoring, Operational Procedures, Principles of Flight, Performance, Mass and Balance, VFR Communications e IFR Communications.

    E muita gente que quer voar lá fora está se deparando com esse requisito, com as cias. aéreas exigindo comprovação que o piloto fez todas as 14.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Pois é, não faz o menor sentido que a prova de PLA seja a mais simples de todas as aplicadas pela ANAC (a de PP, inclusive). Mas isto é assunto para uma outra conversa…

    • Marcos Véio
      3 anos ago

      Não, não, não… os brasileiros são bem mais inteligentes, não precisam de curso homologado para uma licença sem importância. Principalmente agora que tem quêstões de “meteoro” perguntando os tipos de nuvens “imbutidas” na prova de Peso e balanceamento.

  4. Fred Mesquita
    3 anos ago

    Eu comemoro o Banco para a Banca de PLA, de minha autoria, o qual na época do DAC obtiver todas as questões aplicadas na época, e que por sinal a ANAC ainda usa as mesmas questões para a atual banca de PLA. Muitos que estudaram só por este banco de dados, passaram com índice de acerto acima de 80%. Uns me falaram que eu tive acesso fake aos dados da ANAC, que eu poderia me complicar, mas explico que tudo foi feito na época do DAC (na época as questões eram respondidas em papel e as cópias eram da posse dos candidatos, daí o surgimento desta apostila. Fiz apenas minha parte….

  5. Van de Oliveira
    3 anos ago

    Ai vem a velha pergunta…. A exigência do curso homologado de PLA e PP será mesmo cobrada a partir de 22 de setembro próximo, já que fizeram ou essa mudança, ou com essa introdução de disciplina no PLA serve para dizer no final que a tal exigência não mais será efetivada? Diz ai mestre guru Raul. Grande abraço.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Não existe certeza de nada no momento.

  6. Batistaca
    3 anos ago

    corrigindo lá em cima EMBUTIDA

  7. Batistaca
    3 anos ago

    Galera acabei de fazer minha prova de PLA e fiz essa pergunta para os funcionários da anac aqui do Rj, seguinte: Quem já marcou nada muda vai poder fazer e não vai cair meteorologia por enquanto pq eles nao tiveram tempo de colocar as perguntas de meteoro na banca de PLA e pelo que ele disse vai demorar, a materia de meteoro esta imbutida no peso e balanceamento e performace com isso contnua pagando apenas duas provas no total de 100 reais pois meteoro esta dentro do peso e balanceamento

  8. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Típico…

    • Gilberto
      3 anos ago

      Raul, fiquei com mais dúvida após esta publicação:

      “…Os candidatos que já agendaram o exame poderão fazê-lo na data marcada, sem qualquer alteração. Porém, devem atentar para o fato de que os conhecimentos sobre Meteorologia serão cobrados (como, aliás, sempre o foram), ao contrário do que a revisão A da IS dava a entender.”

      Como assim, “sempre foram”? Fiz o agendamento no começo deste mês e não há menção de meteorologia, no cartão consta: REG e PBPTV (Peso, Balanceamento, Performance e TV).

      • Raul Marinho
        3 anos ago

        Sempre foram. Só não estava na versão A.

Deixe uma resposta