Recuperação de aeronaves acidentadas: uma reportagem impressionante do Jornal da Band

By: Author Raul MarinhoPosted on
1306Views7

O texto deste artigo encontra-se publicado em https://paraserpiloto.org/blog/2018/03/16/recordar-e-viver-recuperacao-de-aeronaves-acidentadas/

 

7 comments

  1. Paulo
    3 anos ago

    O trecho em destaque, aparentemente, é um email/carta. Isso está escrito em documentação da aeronave aprovada por FAA/ANAC?
    Não sei do caso, mas, supondo q um fabricante resolva emitir unilateralmente uma carta exigindo q td manutenção seja feita em suas próprias instalações, isso tornaria irregular qq manutenção feita em outro lugar (mesmo q esse “outro lugar” fosse uma oficinal certificada pela autoridade)?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Na reportagem, é uma carta, pelo que parece – possivelmente, enviada à reportagem. Mas de onde veio o texto? Não deve ter vindo de algum outro documento menos restrito?

      • Paulo
        3 anos ago

        Como disse, não sei.do caso.

        Mas no exemplo q supus, o texto teria origem na própria carta (ou em qq outro documento unilateral, sem participação das autoridades).Nessa suposição, entendo q o fabricante não tem competência pra proibir nd; no máximo pode recomendar. Se quiser impor isso, precisa conseguir convencer a autoridade dessa necessidade, e aí a autoridade pode estabelecer isso como regra (seja via requisito ou manual/documento aprovado). Se, como diz a reportagem, a ANAC diz q a alegação da Robinson “não procede”, parece q isso não aconteceu.

  2. jackvalerio
    3 anos ago

    Raul, haveria um mercado milionário no Brasil se pudéssemos recuperar aqui aeronaves sinistradas nos EUA. Mas segundo um hangar daqui de SBCY a ANAC não credenciou uma oficina brasileira sequer. Em Direito Aduaneiro, existe um regime especial que permite enviar a aeronave para lá e reimportá-la, sem o recolhimento de impostos. Abraços!

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Ainda bem que não!

  3. Dantas
    3 anos ago

    Caramba ! Voei nesse helicóptero da reportagem (PT-HOL) sem saber que já tinha histórico de 02 acidentes com vítimas fatais e foi recuperado de forma irregular !

Deixe uma resposta