E a SAC-PR chega ao fim

By: Author Raul MarinhoPosted on
703Views6

De acordo com esta nota do G1, “a Secretaria de Aviação Civil (SAC) não tem mais ‘muita razão de existir'” (palavras do ministro da área). Bem… Se é o próprio chefe da pasta que está dizendo isto, quem sou eu para afirmar o contrário, não é? Mas o fato é que desde que o PDAR-Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional tornou-se o Plano Viúva Porcina (aquela que foi sem nunca ter sido), no mínimo, a Secretaria já poderia ter sido extinta.

É uma pena, pois seria necessário haver um órgão de governo para estabelecer políticas para a aviação brasileira além da Agência Reguladora. Diversas atividades, como o fomento à indústria de aeronaves leves, por exemplo, que são desenvolvidas pela ANAC, são contraditórias com sua atividade principal (regulação e fiscalização), e deveriam ser exercidas por uma entidade como a SAC.

6 comments

  1. Humberto Branco
    3 anos ago

    A SAC não está deixando de existir. Nunca existiu, a não ser para representar mais uma atitude perdulária de um governo incompetente, que criou a estrovenga da SAC para “articular” os órgãos de regulação e operação da Aviação Civil brasileira. Ora, isso sempre foi obrigação constitucional de órgãos já existentes (CONAC, ANAC, Comando da Aeronáutica e Infraero) e se a coordenação não ocorreu, foi porque o governo simplesmente não conseguiu governar. O Ministro Padilha dá um sinal de dignidade vindo a público dizer isso. Afinal, por trás da declaração, assume que o sistema não era articulado, não foi articulado pela SAC e continuará desarticulado, porque criar mais um órgão não é solução para nada. Que bom! Tomara que a SAC seja mesmo extinta. Usem esses recursos para o que importa, dando força para a ANAC e para o Comando da Aeronáutica.

  2. Fred Mesquita
    3 anos ago

    Já fiz uso formal da SAC-PR e pessoalmente acho que ela é a “válvula de escapa da ANAC” para quando há incoerência em processos confusos dessa autarquia. Atendem muito bem e são pontuais, inclusive nas soluções apresentadas. Fico sem saber como será a extinção deste setor, já que em diversos regulamentos da ANAC o SAC-PR aparece como o conciliador principal de problemas. Muitas regras recém criadas mencionam a SAC-PR…!!!???…. então teremos novas re-avaliações dos regulamentos ? Pode ficar muito confuso isto.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Esta é a parte fácil: a SAC torna-se uma secretaria do Ministério dos Transportes (ou da Infraestrutura).

  3. Ana
    3 anos ago

    …E nisso, reciclar pessoas e aproveitar aquelas que parecem bem intencionadas, como por exemplo As Sras Martha e Sr Paulo Henrique.
    Obrigada pelo post, caro Raul e OREMOS pela Anac, com o que virá por ai (lembrei do post sobre a direção nova da agência)

Deixe uma resposta