ATENÇÃO: Novas orientações sobre pagamento de GRU

By: Author Raul MarinhoPosted on
2218Views27

Vejam a seguir comunicado da ANAC sobre os novos valores das TFACs:

Novas orientações sobre pagamento de GRU

Tendo em vista a Portaria Interministerial n. 701, de 31 de agosto de 2015 (DOU n. 168, de 2 de setembro de 2015), informamos que nas solicitações protocoladas a partir do dia 11/09/2015, passaremos a exigir os novos valores.

Desta forma, caso os senhores tenham realizados pagamentos antes desta data, com valores inferiores à nova determinação, informamos que será necessário realizar COMPLEMENTO DE PAGAMENTO (cod 999), utilizando o link abaixo, para gerar a Guia de Recolhimento da UNIÃO.

https://sistemas.anac.gov.br/gruinternet/ControladorGru?cmd=BuscarAreaInteresse – Selecionar a área de interesse = complemento de pgto

No envio do processo, anexar cópias digitalizadas das GRUs, original e complementar, no mesmo arquivo.

Os novos valores das GRUs estão disponíveis no arquivo em anexo. Clique aqui.

 

27 comments

  1. Kamila
    3 anos ago

    Paguei 146,38 e me mandaram um e-mail para rever a taxa , não entendi

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Taxa para quê?

  2. Matheus Roberto
    3 anos ago

    O complemento deve ser pago com o valor de 36 reais para cada matéria? A atendente da ANAC falou que era o valor da diferença apenas, ficou meio confuso. Grato.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Sim, é a diferença.

  3. anônimo
    3 anos ago

    próximo passo…

    tirar isenção das taxas de fonia e navegação das aeronaves de instrução :|

  4. Antonio Almeida
    3 anos ago

    Paguei hoje (10/09/2015) pela manha a minha banca, a moça do atendimento está esperando a compensação do pagamento, segundo ela que é de até 2 dias.

    E agora? Pago taxa de complemento ou não?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Como vc só vai conseguir protocolar o agendamento da sua prova depois de 11/09, então acho que é o caso de pagar o complemento, sim. Mas recomendo vc confirmar isso com a ANAC antes.

      • Raul Marinho
        3 anos ago

        Última forma: recebi a informação de que a ANAC vai considerar a data de envio do e-mail. Vou escrever sobre isso daqui a pouco.

  5. Gustavo
    3 anos ago

    Eu paguei minha GRU para agendamento da banca de PPA, semana retrasada, recebi confirmamento, porem minha banca esta agendada para o dia 21/09. Depois que a nova regra entra em vigor. Mesmo ja tendo tudo confirmado e protocolado, eu devo pagar esta taxa de “Complemento de Pagamento”?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Não.

      • Gustavo
        3 anos ago

        Obrigado.

      • jackvalerio
        3 anos ago

        O princípio “tempus regit actum” (=o tempo rege o direito), consagrado desde a Roma antiga, é um dos pilares da legitimidade de alguém coberto juridicamente por ter atendido às normas vigentes ao tempo em que delas precisou. Por exemplo, temos uma chácara a 30 metros do rio, quando hoje deveria ser 50 metros. Como na época a legislação era 30 metros, nem o Papa pode violar essa garantia de não ser preciso demolir a casa e construir adiante. O direito adquirido, juntamente com o ato jurídico perfeito e a coisa julgada, são imunes a qualquer legislação que lhes seja posterior. Dica: lembra da polêmica sobre o fechamento de aeródromos existentes há várias décadas, por falta de espaço/segurança ao redor? Pois é…

    • Fernando
      3 anos ago

      onde vai fazer?

      • Gustavo
        3 anos ago

        Brasilia

  6. Welby Stehling
    3 anos ago

    Se eu fizer a requisição de inscrição para a prova amanhã por email , e enviar anexo a GRU de 250 , isso é considerado protocolada?

    Obrigado

    W

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Vide resposta ao Andrei.

  7. Marcos Pontes
    3 anos ago

    Raul quando possível nos passe informações se haverá aumento na taxa do teste ICAO, pois a ANAC não sabe informar nada!
    Desde já agradeço!

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Na verdade, essa taxa é cobrada diretamente por quem aplica o teste. Na ANAC, é de graça (embora demore mais de ano para marcar).

  8. A.M.Filho
    3 anos ago

    E viva o nosso grande governo, o serviço é da pior qualidade possível e nós temos que pagar mais caro ainda…só no Brasil.

  9. felipe
    3 anos ago

    Isso é um absurdo, eu havia me informado pela anac da minha região a alguns dias atrás e disseram que eu poderia pagar o valor antigo até antes dessa data! Vou me inscrever para a banca amanhã e ver a resposta que terei! =(

  10. Andrei
    3 anos ago

    Isso quer dizer que se por exemplo, eu pagar até o dia 11.09 posso ficar tranquilo em ter pago 50 reais por matéria ou mesmo que eu já tenha pago esses 50 reais precisarei cobrir a diferença? Obrigado.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Conforme está no comunicado: “nas solicitações protocoladas a partir do dia 11/09/2015, passaremos a exigir os novos valores”. Protocolado não é pago.

      • Andrei
        3 anos ago

        Me desculpe Raul, mas então o que viria ser o Protocolado propriamente dito? Ou melhor quanto tempo leva para uma solicitação ser protocolada em média?
        Só eu aqui que não está conseguindo mais abrir aquela guia para escolha de tabela de preços? (o link da reportagem está dando o mesmo problema)
        obrigado desde já

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          “Protocolar” é quando vc recebe um protocolo… Se vc faz uma inscrição presencial ou on-line e recebe no ato um documento datado atestando que vc entregou a documentação, vc tem o tal do protocolo com a data de hoje. Mas e se vc fizer inscrição por e-mail? Vc pode receber o protocolo hoje mesmo, e aí tudo bem. Mas pode ser que só leiam seu e-mail amanhã ou depois, e aí? O servidor vai levar em conta a data de envio ou a data de leitura? Eu não tenho essa resposta. Por isso, sugiro que vc providencie sua inscrição presencialmente.

  11. Batistaca
    3 anos ago

    kkkkkkkkk so rindo mesmo, eles não perdem a oportunidade de FERRAR pra nao falar outra palavra a gente, não adiantou nada ter pago antes, segue o baile……..

  12. Fernando
    3 anos ago

    Significa que: – se eu paguei semana passada, ou pagar hoje minha GRU, vou pagar com o valor inferior, por exemplo banca PP 250 reais.

    Mas mesmo antes da data 11/09, terei que fazer um pagamento complementar?

    Pra tarifar no novo valor, é isso?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      “Nas solicitações protocoladas a partir do dia 11/09/2015, passaremos a exigir os novos valores”.

Deixe uma resposta