ANAC publica nova versão da lista de habilitações para pilotos – IS 61-004E

By: Author Raul MarinhoPosted on
789Views6

O Diário Oficial de hoje trouxe publicada a Portaria N°2526/SPO que institui uma nova versão da lista de habilitações para pilotos, a IS 61-004E. Não há mudanças muito significativas nesta IS, especialmente para habilitações de CLASSE e de TIPOS “mais simples”, mas é recomendável que os operadores e pilotos de aeronaves TIPO “mais sofisticados” (ex.: Citation CJ3+ e X, Gulfstream G-VI, AW189, S-76, dentre outras) deem uma olhada no quadro da página 32 para ver se houve alguma alteração nas regras das respectivas habilitações.

6 comments

  1. Nicolas Coelho
    3 anos ago

    Olá Raul, será que pode me tirar uma dúvida, o olhando a Tabela IX, vemos a habilitação C525 com Obrigatoriedade AAD e D ao mesmo tempo, sendo que o item 5.3.4 define que aeronaves categorizadas D devem possuir treinamento de Diferença, e o item 5.3.6 diz que AAD não precisam caso o tripulante tiver PLA teórico ou checado, um item anulará o outro? É confuso e a apllicação pode variar de corretor para corretor, uns podem ignorar e outros podem exigir os dois pontos. Pode me ajudar com esse item!?

  2. Alvaro Neto
    3 anos ago

    Raul, perdoe-me a ignorância, mas por que é tão difícil ser piloto aqui no Brasil?!? Nada, absolutamente nada, no site da Anac é claro para você fazer o que precisa ser feito! Há essa incompetencia generalizada?!? Difícil continuar desse jeito. Saudaçoes Aeronauticas. Alvaro Neto.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Porque é tão difícil ser brasileiro, ora…

  3. Tavares
    3 anos ago

    Raul, não está claro, pelo menos pra mim. Continua a obrigatoriedade do simulador pro TIPO?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Esta IS não tem nada a ver com isso. Continua tudo igual.

  4. Leitor
    3 anos ago

    Só mudam as moscas….o resto é o mesmo.

Deixe uma resposta