[R/RBAC-61/AP14] Propostas de alterações para concessão de licenças (PP, PC, PLA, etc.)

By: Author Raul MarinhoPosted on
1149Views9

As principais alterações propostas para as licenças do RBAC-61 apresentadas a seguir dizem respeito à emissão da Licença de Aluno Piloto – que é uma licença não utilizada na prática, mas que, pelo teor do quadro publicado pela ANAC, possivelmente vai passar a ser (e a própria utilização dela é que é a grande novidade). Fora isso, há diversas alterações de menor importância e as seguintes, que são mais relevantes:

  • Licença de Aluno Piloto: serão necessários “endossos” na CIV (ou autorizações à parte, para não ser necessário que o Aluno Piloto tenha que carregar a sua CIV consigo) liberando o aluno formalmente para os voos solo (locais e em navegação).
  • Licença de Piloto Privado: eliminada em definitivo a obrigatoriedade de curso teórico e institui a necessidade do “endosso” para liberar o piloto para o cheque.
  • Licença de Piloto Comercial: institui a necessidade do “endosso” para liberar o piloto para o cheque.
  • Licença de Piloto de Tripulação Múltipla: institui a necessidade do “endosso” para liberar o piloto para o cheque.
  • Licença de Piloto de Linha Aérea: eliminada em definitivo a obrigatoriedade de curso teórico e institui a necessidade do “endosso” para liberar o piloto para o cheque.
  • Licença de Piloto de Planador: eliminada em definitivo a obrigatoriedade de curso teórico e institui a necessidade do “endosso” para liberar o piloto para o cheque.
  • Licença de Piloto de Balão Livre: eliminada em definitivo a obrigatoriedade de curso teórico e institui a necessidade do “endosso” para liberar o piloto para o cheque.

9 comments

  1. Bernardo
    3 anos ago

    Boa tarde,

    Para tirar o pla teórico podemos pagar a gru e marcar normalmente?

    Obrigado!

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Yes

  2. Melo
    4 anos ago

    Olá,
    Para PPAV precisará ou não de curso homologado? Liguei na Anac e eles não estão marcando a prova pra quem não tem o curso.
    Grato

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Não precisa e, muito provavelmente, não precisará.

      • Melo
        3 anos ago

        Obrigado pela resposta Raul, é que liguei na ANAC do aeroporto de Fortaleza pra poder marcar a minha prova e eles não estão marcando. Ainda estou no aguardo. Sabe quando estará finalizada essa audiencia publica?

        grato

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          O prazo para contribuições à Aud.Púb. terminou ontem, mas não sei qto tempo levará ainda para a nova emenda ao RBAC-61 ser publicada. De qualquer maneira, isso não tem (ou não poderia ter) nada a ver com algum escritório da ANAC estar ou não agendando provas. Investigue qual o motivo para isso, pois a Audiência não é.

  3. David
    4 anos ago

    Olá Raul,

    Como fica a questão referente a obtenção da CHT PLA no que diz respeito as horas voadas PIC?
    A legislação atual apresenta uma descontinuidade no processo de evolução do aeronauta, digo isto no tocante ao ítem 61.141(A), que fala da quantidade mínima de horas PIC para PLA, descontinuando o que diz em 61.101A (horas PIC para PC.
    Hoje o aviador, se cumprir com os mínimos para obtenção das licenças de PP, PC e em seguida ingressar em uma CIA aérea como copiloto, lá adiante, obtendo as marcas para PLA, ele encontrará a barreira das horas PIC descritas em 61.141(A)
    Parabéns pelo sua página.

    David

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Isso não está sendo alterado nesta Audiência Pública.

Deixe uma resposta