Vale a pena explorar esta página do Dutch Safety Board (o CENIPA holandês) com informações sobre a investigação do MH17 – o B777 da Malaysia Airlines atingido por um míssil quando sobrevoava o espaço aéreo da Ucrânia em julho de 2014. É impressionante a qualidade do Relatório Final produzido em espaço de tempo tão curto.
Agradeço ao Prof. Andreis pela indicação!
EC
5 anos agoQue o CENIPA inspire-se nesses relatórios em vídeos, como os da FAA também, muito mais didáticos. Sem falar do prazo de conclusão. Muito bom o material.
Guilherme Gombarovits
5 anos agoRaul, como funciona a situação da indenização às famílias das vítimas nesse caso? Uma vez que não foi negligência da aérea (já que o espaço aéreo da Ucrânia não estava retido e outros muitos operados estavam utilizando também e não foi defeito na acft? A quem eles vão processar para pode receber as indenizações? Tens ideia se o seguro cobre caso de abatimento?
Raul Marinho
5 anos agoEssa é uma informação que transcende (em muito!) meus parcos conhecimentos de Direito Aeronáutico…
Pedro
5 anos agoExiste a cobertura de seguro AVN52 (Responsabilidade Civil Guerra) que indeniza casos assim. Inclusive, esse evento, junto ao outro Malasya e aos tiroteios no aeroporto de Trípoli, foi responsável por um grande aumento nos prêmios de seguro mundiais e impactou inclusive a GOL, que renovou o seguro três meses depois.