Lançamento do livro “Transporte aéreo no Brasil: uma visão de mercado”

By: Author Raul MarinhoPosted on
751Views3

TRANSPORTE AEREO NO BRASIL

A seguir, press release da editora sobre o livro que está sendo lançado:

Transporte aéreo no Brasil: uma visão de mercado

Com ênfase na aviação civil, livro que será lançado dia 6/11 no Rio de Janeiro preenche lacuna na formação de profissionais e trata da cadeia produtiva, métodos de previsão de demanda, concessões de aeroportos e tendências das empresas do setor

O número de aviões comerciais em operação no mundo deve subir para mais de 151 mil nos próximos 20 anos (em 2010, eram quase 62 mil) e o de voos deve saltar de 26 milhões para 52 milhões até 2030, segundo a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês). As projeções apontam para a consequente necessidade de dobrar a quantidade de profissionais em relação ao contingente atual: só de pilotos, estima-se que serão necessários 980.799 até 2030.

Com o objetivo de colaborar na formação dos trabalhadores da aviação civil brasileira, o coordenador do Núcleo de Estudos de Tecnologia, Gestão e Logística da Coppe/UFRJ, Elton Fernandes, e o engenheiro da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) Ricardo Rodrigues Pacheco lançam Transporte aéreo no Brasil: uma visão de mercado (Elsevier), com sessão de autógrafos dia 6/11, sexta-feira, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.

O livro concentra-se no aperfeiçoamento de recursos humanos e contribui para reduzir a lacuna de literatura didática na área. A reciclagem de profissionais que se especializaram em determinadas áreas e não têm visão total sobre seu círculo de atuação e a qualificação de colaboradores são os focos da obra, que vai beneficiar engenheiros, economistas, administradores, geógrafos, bacharéis em direito e jornalistas.

Os autores apresentam uma introdução sobre a evolução do transporte aéreo no Brasil e seguem com métodos de previsão de demanda utilizados nos estudos de mercado, princípios econômicos que regem o processo de oferta e demanda das empresas, além das premissas da economia de mercado clássica com suas imperfeições.

Outros temas abordados são: as tendências de organizações do setor, a consolidação de empresas aéreas, a concessão de aeroportos e o fornecimento de serviços de navegação aérea, bem como a cadeia produtiva do transporte aéreo e seus principais direcionadores, entre eles os fornecedores de insumos (fabricantes de aeronaves, de turbinas e de demais componentes aeronáuticos, entre outros).

Para ajudar na fixação do conteúdo, o leitor encontra questões para discussões, referências de leituras extras e indicação de sites. Tabelas de abreviaturas, de associações, agências e aeroportos do setor aéreo no mundo e figuras de mapas de rotas, de produtos internos brutos dos países, da evolução de decolagens e movimentos de cargas aéreas, além de quadros para ajudar a conhecer, por exemplo, a lista de recentes fusões e aquisições de empresas aéreas de passageiros estão entre os materiais auxiliares de Transporte aéreo no Brasil: uma visão de mercado.

SERVIÇO

Lançamento com sessão de autógrafos
Dia e hora:
6/11, sexta-feira, às 19h
Local
: Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Mello Franco, 290 – loja 205 A – 2º piso – Leblon – Rio de Janeiro – RJ)

Transporte aéreo no Brasil: uma visão de mercado
Editora: Elsevier
Formato: 17x24cm
Páginas: 328
Preço: R$ 99,90

AUTORES

Elton Fernandes é professor no Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e coordenador do Núcleo de Estudos de Tecnoloigia, Gestão e Logística – TGL, do PEP/COPPE/UFRJ. Tem doutorado em Engenharia de Produção pela Brunel University em Londres e mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE/UFRJ e formação em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.  Coordena projetos de P&D com financiamentos públicos e privados e participa de conselhos científicos de instituições variadas na área de transportes. Assinou mais de 80 artigos em eventos mundiais, bem como capítulos de livros nacionais e internacionais e cerca de 30 artigos em periódicos científicos. Orientou mais de 40 dissertações de mestrado e mais de 30 teses de doutorado nas áreas de Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes. Seu foco em pesquisa é em inovação na gestão de organizações, estratégia corporativa, avaliação de produtividade e transporte aéreo.

Ricardo Rodrigues Pacheco é engenheiro da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e pesquisador no Programa de Engenharia de Produção da COPPE/ UFRJ. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) é também mestre em Airport Planning and Management pela Loughborough University e em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estudou engenharia pela Universidade Federal Fluminense e economia pela Universidade Candido Mendes, com experiência na área de Engenharia de Transportes e ênfase em Planejamento de Aeroportos, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, gerenciamento e operação de aeroportos e transporte aéreo.

3 comments

  1. Paulo
    3 anos ago

    Qual a razão de se estampar o A380 na capa?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Por que não poderia?

  2. Ana
    3 anos ago

    Qual site vai vender e quando?

Deixe uma resposta