Segue abaixo uma mensagem que eu recebi de um servidor da ANAC sobre o procedimento indicado para pedir (re)recheques com INSPAC. Ele complementa o que foi publicado anteriormente aqui, e é muito importante que seja bem entendido pelos pilotos que necessitam deste serviço da Agência.
O processo de revalidação de uma habilitação ou uma concessão de licença atualmente segue o seguinte caminho:
O solicitante cria um processo na GCEP (setor de licenças) e recebe um número de protocolo. Este número tem 6 dígitos /ano, por exemplo 123456/15.
Com esse protocolo ele pode fazer o upload da documentação e da FAP para que seu processo seja analisado e sua habilitação ou licença seja emitida.
Muitas pessoas julgam que, ao criar esse protocolo a escalação de inspetor é automática.
Acontece que nem todos que renovam suas habilitações ou tiram licenças fazem o exame com inspetor, o exame pode ser feito em Escolas de Aviação, Centros de Treinamento etc.
Caso o solicitante deseje que seu exame seja feito por inspetor faz-se necessário mais um passo, o preenchimento de formulário, atualmente eletrônico, para a solicitação do exame com inspetor.
Grande parte das pessoas que não são atendidas é porque não fizeram essa solicitação, e portanto não tomamos conhecimento da necessidade delas.
O endereço do formulário eletrônico é: https://sistemas.anac.gov.br/spo/escala , a geração do número de solicitação é rápida e o formulário tem filtros para verificar se a habilitação solicitada já consta do file do solicitante, se para aquele determinado tipo pode ou não ser feito fora de Centros de Treinamento etc.
Erick Camara
5 anos agoE Para convalidar PLA, Alg sabe? Obrigado
Raul Marinho
5 anos agoSão as mesmas regras das demais licenças e habilitações – Seção 61.45 do RBAC-61.