Apresentação do Dr. Augusto Costa na Comissão Especial de Reforma do CBA no Senado

By: Author Raul MarinhoPosted on
1841Views7

Quem acompanha os comentários deste blog já dever estar familiarizado com as opiniões do Dr. Augusto Costa em posts como este ou este – na verdade, há 32 comentários de sua autoria no blog até a presente data, todos eles (ou, pelo menos, a maioria) relacionados a questões de segurança e regulamentação da aviação experimental no Brasil. Desde que o Dr. Augusto perdeu seu filho caçula num trágico acidente com uma aeronave experimental no início deste ano, tem sido esta a sua obsessão, e é sobre isto a apresentação que segue abaixo, realizada recentemente na Comissão Especial de Reforma do CBA no Senado (também comentada nesta matéria). Nós voltaremos a falar sobre este assunto aqui muitas vezes ainda, não só porque o Dr. Augusto tornou-se um grande amigo, com quem eu tenho colaborado já há vários meses, mas também porque os temas de que ele trata são de enorme interesse para este blog. O vídeo a seguir é longo, mas indispensável de ser visto por quem se interessa pelos assuntos da segurança na aviação de pequeno porte no Brasil. Prestem muita atenção não só à parte em que o Dr. Augusto fala, amas também quando o representante da ANAC e outros membros da Comissão fazem uso da palavra. É estarrecedor.

(Obs.: No momento em que este post é publicado, o vídeo tem 2.798 visualizações).

 

7 comments

  1. Rubens
    5 anos ago

    Lamentavel o que tenha ocorrido e mais lamentavel ainda é o fato de não ser fato isolado.
    Estamos vivendo por conta e risco nesse país.
    Recentemente houve o rompimento da barragem em MG e lá tambem havia ” recomendações” de segurança na renovação da licença ambiental. Quem deveria normatizar e fiscalizar não tem culhão de exigir e fica se eximindo das responsabilidades fazendo “recomendações”.
    Falou de medicos cubanos … aposto que na excrecência que permitiu o trabalho deles aqui existam varias ” recomendações”. Quando alguem morrer porque não entendeu a prescrição do medico o Ministerio da Saude vai à impressa falar :” havia uma recomendação para que so fossem enviados os que falassem portugues..”
    A luta do Dr Augusto não é em vão, abriu os olhos de muitos inocentes para a questão da propaganda enganosa e da falta de regulamentação do setor. Muitas aeronaves são anunciados como LSA mas a regulamentação e fiscalização sequer entrou em vigor e duvido que entre em 2020.
    Me chamou muito a questão de “aeronaves experimentais” sendo produzidas em serie e pilotadas por pilotos recreativos ou desportivos. Que absurdo!! se é experimental, produto em desenvolvimento, deveria ser pilotada por piloto de provas somente e em areas restritas para testes.
    O piloto tem a etiquetinha na sua frente dizendo que o voo e por conta e risco, mas e quem esta em solo não tem o direito de saber o risco que corre? seguindo a mesma lógica de isenção de responsabilidade deveria estar escrito sob as asas algo do tipo “se cair na sua cabeça problema seu , não deveria ficar em baixo”.
    Pensando no factível, acho que vale a pena nos unirmos no sentido do CENIPA investigar todos os acidentes envolvendo aeronaves.
    A justificativa para a não investigação não me parece razoável. Concordo que a investigação em muitos casos pode ficar prejudicada em aeronaves não homologadas, mas questoes como a formação do piloto, contaminação do combustivel, se houve falha de motor ou ruptura estrutural em voo, podem ser determinadas pela analise dos destroços. No minimo teremos um banco de dados confiavel sobre o numero de acidentes e vitimas na aviação experimental. O comprador antes de decidir qual modelo vai comprar poder pesquisar junto ao CENIPA as estatisticas sobre o modelo. Hoje não sabemos nem o tamanho do problema, como desenhar uma solução?

  2. Parabéns Dr. Augusto,com certeza o senhor esta sendo um divisor de águas na aviação brasileira.Infelizmente por um motivo trágico, mais como o senhor mesmo disse na brilhante apresentação, vidas serão salvas !
    Força nessa luta !

  3. Drausio
    5 anos ago

    Como faço para receber a apostila elaborada pelo Sr. Augusto, à qual ele se refere no texto?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      tem um link para baixa-la na matéria citada no post.

  4. Cadu
    5 anos ago

    Excelente. Deu uma aula!!!!

  5. AUGUSTO FONSECA DA COSTA
    5 anos ago

    Obrigado pela corajosa, desinteressada e imparcial postagem nesse blog paraserpiloto.
    Infelizmente o acesso ao contraditório nem sempre é permitido, pois estou às voltas com o site http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/117209-medico-de-cascavel-denuncia-anac-no-senado/#entry1270625 que traz opiniões discordantes de meus argumentos, mas anônimas e até o momento sem aceitar no site as respostas ponto a ponto que tenho condições de dar. Impossível uma democracia só com monólogos.

Deixe uma resposta