A situação das companhias aéreas: tava bom, tava ruim, depois parece que piorou!?

By: Author Raul MarinhoPosted on
765Views7

No vídeo abaixo, o comentário de um especialista do setor aeronáutico sobre a nota que acabou de sair na coluna do Lauro Jardim n’O Globo, afirmando que as empresas aéreas estão em falência técnica, segundo  associação do setor:

7 comments

  1. Chumbrega
    3 anos ago

    Se tem uma coisa que para mim é um mistério é a indústria de transporte aéreo (pelo menos aqui no Brasil). Eu sinceramente não consigo entender (mas gostaria muito) como uma indústria tem tanto prejuízo consegue ter continuidade do negócio. Ainda que prejuízo não represente tudo, quando uma empresa começa a ter déficit de caixa, aí sim tá “pra quebrar”.
    Alguém consegue me explicar como essa indústria funciona? TODAS as empresas tendo prejuízo, mesmo sendo um “serviço essencial”. Ou vamos viver de empresas que nascem, brilham e morrem em menos de 20, para entrar outra no lugar e repetir o ciclo?
    Honestly, i don’t get it al all…

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      De quem são os ativos das cias aéreas (a.k.a. aviões)? Das empresas de leasing. E quem são os donos das empresas de leasing, boa parte constituída em paraísos fiscais, ou por meio de trustes e outros arranjos societários pouco transparentes? …
      Não sei se isso dá uma pista para a resposta da sua pergunta, Chum.

      • Chumbrega
        3 anos ago

        Será Raul? Não estou dizendo que não é assim. Pode até ser…
        Eu de fato não havia pensado desta forma mas, com TODO o respeito, eu acho essa resposta excessivamente simplória para uma questão complexa. Na sua opinião, o “lucro” do “dono da empresa aérea” está em sua empresa de leasing? Sei que os donos das companhias também são donos das empresas de leasing (não das grandes como a ILFC, mas das pequenas), mas você já leu algo a respeito?

        Acho o assunto interessante, dá pra fazer um post sobre isso?

        PS – tem uma coisa curiosa: às vezes, cada avião é uma empresa de leasing. Você olha o certificado de matrícula original e o proprietario é algo do tipo “PT-MBA Leasing Co – Cayman”.

        Mas ainda assim: será que isso dá mesmo lucro pro empreendedor? Does he make money on it?

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          Chum, o caso é que pela própria estrutura jurídica e financeira das empresas de leasing, é impossível afirmar qualquer coisa. É um tema para especulações, complicado para ser tratado num post… O fato é que é muito estranho que os CNPJs tenham prejuízos continuados, né? Alguma explicação tem que ter.

  2. CaXXX
    3 anos ago

    Acho que o caboclo que pretende ser piloto no Brasil, precisa antes aprender o principio basico de separar a “paixao pela aviaçao” da “aviacao”, pq gostar de aviao todo mundo gosta, nao ha duvidas… Agora viver disso e no Brasil, eh quase como entrar num calabouço sem saida… Eu hein!

    • Viva a Dilma! Viva! Viva o PDAR! Viva!
      3 anos ago

      E ainda por cima, paga-se bem caro o ingresso pro calabouço sem saida.

  3. Marco Véio
    3 anos ago

    Afirmo! Vêm coisa ruim por aí. É esse vídeo é o Rx da aviação. Não tem nada melhor para sintetizar a situação atual… do passado é muito provavelmente do futuro também.

Deixe uma resposta