Recuperação de parafusos. “De novo???” Pois é…

By: Author Raul MarinhoPosted on
575Views2

Não deixe de ler mais este sensacional post do Boldmethod sobre recuperação de parafusos: Spin Recovery: What’s The Purpose Of Each Step? É um assunto recorrente neste blog, assim como a fonte, mas como a manobra não é regularmente ensinada nos aeroclubes e escolas de aviação do país – na maior parte, ao menos -, é sempre bom reforçar o assunto (em teoria, ao menos).

2 comments

  1. Feliz
    3 anos ago

    Vou dar uma de ovelha… ou melhor, carneiro negro kkkkkk.
    Se você aspirante a PP, PC estiver voando naqueles lugares cheio de pano pretagem, possivelmente você vai ouvir falar desse tal de “parafuso” como se fosse um antigo deus nórdico, cujo poderes serão inalcançáveis aos pobres mortais.
    Procure entre os Instrutores alguém de sua confiança (caso contrário você poderá ser rotulado de “piloto perigoso” ou coisa pior). Converse sobre a manobra, pergunte se ele pode te demonstrar e se você for impelido de executar solo, faça da mesma forma, sem medo. É impensável um aviador não saber fazer essa manobra e mesmo assim possuir carteira. Estude antes, veja vídeos (youtube: Spin Recovery), leia sobre o assunto. Estude a execução da manobra até que você, por conta própria observe que não existe nada de mais. Vá para a área de treinamento com tempo bom, CAVOK, vento calmo. Suba até o limite superior da área. Faça o check de área minucioso. Se tiver vento, comece a manobra contra a vento para não ocorrer o efeito “chicote” da cauda do avião depois do buffet (qualquer manual bem feito vai conter essas informações ou parecido). A primeira vez é meio esquisito, meio desconfortável. Ajuste bem o cintos e estude bem as caracteriscas de voo do equipamento que você está voando. Reza a lenda que um avião que se chama “Boeiro” já matou muita gente de coragem que estava estudando essa manobra. Então na duvida, não realize essa manobra com ele. A unica coisa que argentino sabe fazer bem feito é “dulce de leche”.

    • Adriano Lacerda
      3 anos ago

      Parafuso solo sem treinar antes com IN vai se matar…

Deixe uma resposta