Azul passa a ser uma companhia 1/4 chinesa

By: Author Raul MarinhoPosted on
891Views8

A holding que controla a Azul Linhas Aéreas e o HNA Group da China anunciaram hoje uma “parceria estratégica” pela qual o grupo chinês passa a deter 23,7% (aproximadamente 1/4) do capital da companhia brasileira – vide notas no StreetInsider e no Valor Econômico.

– x –

Atualização: O site da Aeromagazine publicou uma matéria com algumas informações adicionais interessantes sobre a entrada do HNA na Azul, vale a pena ler “Chineses farão aporte bilionário na Azul“.

8 comments

  1. Júlio Soares
    3 anos ago

    Mas não havia uma restrição de 20% de capital estrangeiro?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Ainda há – embora o assunto esteja em discussão na CERCBA, e deva ser aumentado para pelo menos 49%. Mas há a questão das ações ordinárias e preferenciais e o entendimento de que os 20% seriam aplicáveis somente em relação às com direito a voto (vide LAN+TAM).

      • Julio Soares
        3 anos ago

        Obrigado pelo esclarecimento, Raul. Não sabia desse detalhe em relação a PNs e ONs.

  2. André Dias
    3 anos ago

    Raul, você que é mais experiente no assunto, acha que isso, para a própria cia e o mercado de trabalho no Brasil, é bom ou ruim?
    Eu até aqui estou tendendo a achar que será bom, pois nosso país não próximo de sair dessa crise, e esse capital estrangeiro daria uma espécie de gás a mais para a Azul suportar mais alguns anos de crise se precisar, correto?
    Outra questão interessante é a HNA ser uma das maiores operadoras de leasing de aeronaves do mundo, o que facilita negociações para ampliações e renovações de frota no momento em que o mercado exigir expansão. Enfim, o que acha Raul?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      André, eu prefiro aguardar mais um tempo antes de fazer uma avaliação sobre o assunto aqui no blog. Não sei o que está por trás disso, exatamente, se há algum investidor abandonando o barco, quais as intenções dos envolvidos… Pode ser um monte de coisas. Vamos ver.

    • saco cheio
      3 anos ago

      Não sei se é uma boa idéia fazer negócios com comunistas….
      Mas, tbem não sei se é um bom negócio investir no Brasil….não sei o q é pior….

Deixe uma resposta