Portal da ANAC ainda com problemas

By: Author Raul MarinhoPosted on
720Views8

O Portal da ANAC, que ontem começou o dia indisponível pelo 3° dia seguido, já está no ar novamente. O problema é que a maioria dos sistemas nele baseados – como, por exemplo, o SINTAC, para a gestão de licenças e habilitações – continua não funcionando corretamente. Em alguns casos, a funcionalidade simplesmente não abre; em outros, ele abre com informações incorretas ou defasadas, o que pode gerar ainda mais confusão. Então, recomendo que se tome muito cuidado com o uso dos sistemas da ANAC neste momento de “instabilidade” (é o termo utilizado pela Agência – vide nota abaixo), pois pode ser que o que foi informado não seja correto, ou que o que é enviado para a ANAC não seja recebido. A seguir, reproduzo a nota da ANAC sobre o assunto:

ANAC informa instabilidade em alguns de seus sistemas

Medidas para sanar o problema estão sendo adotadas

Brasília, 26 de novembro de 2015 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que parte de seus sistemas está operando de forma instável. Medidas para normalização do funcionamento estão em curso.
O problema ocorreu depois que falhas no fornecimento de energia nas instalações da ANAC no Rio de Janeiro, ao longo da última terça-feira (24/11), danificaram equipamentos e deixaram alguns sistemas indisponíveis até a manhã de hoje, quinta-feira (26/11).
A ANAC lamenta a ocorrência do problema e informa que todas as ações necessárias estão sendo adotadas para minimizar os transtornos aos usuários externos dos sistemas afetados.

8 comments

  1. César Bona
    2 anos ago

    RAB também está fora do ar.

  2. Joaquim A Machado
    2 anos ago

    INSTABILIDADE????? Infelizmente nada funciona neste nosso País (país, que dá vontade de escrever com minúscula mesmo)…é uma vergonha que um serviço tão importante, como tantos outros, fique entregue à pessoas que pensem que, F-dasse quem precisar…isso, como tudo no nosso país é uma vergonha

  3. Enderson Rafael
    2 anos ago

    Como assim? Falaram lá no AeM que a ANAC é a 4a do mundo em segurança operacional, à fgrente dos Estados Unidos (eles puseram em negrito!). Acho que isso é intriga sua, Raul :-P

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Não espalha, Enderson… ;-)

  4. Fred Mesquita
    2 anos ago

    Vou me oferecer à ANAC a fim de dar uma palestra informando que existe sistemas avançados de Backup com replicação RAID nível 4, sistema de fornecimento de energia alternada e de Backup, módulos isoladores de corrente reversa, No-break, Backup diário de dados, backup, backup, etc, etc, etc…

    Esta lambança me lembra a anedota contada com a antiga história do incêndio que aconteceu no passado nos arquivos do DAC, onde os registros e licenças de pilotos não fora afetado na época, mas aproveitaram o ensejo para colocar no pacote tudo o que não havia se perdido.

    Alguém avisa aí à ANAC que essa nota à imprensa é uma falácia que só engana quem é leigo no assunto!!!.

  5. Suelen Leal
    2 anos ago

    Infelizmente, o problema persiste. Consegui enviar alguns processos pelo sistema da empresa. Mas, os atalhos para fazer isso desapareceram, e agora já não consigo enviar os demais. Espero que se restabeleça rapidamente, por que nas empresas a ANAC leva no minimo 5 dias para finalizar o processo, ou seja, aqueles pilotos em extensão da habilitação sairão prejudicados, caso não retorne o sistema.

  6. Batistaca
    2 anos ago

    Até o presente momento, o sistema da Anac ta fora parcialmente, pois nao estou conseguindo enviar meus documentos digitalizados de Recheck para a Anac.

Deixe uma resposta