O HASP e a habitual cordialidade no serviço público

By: Author Raul MarinhoPosted on
610Views20

Vejam aqui uma nota da ABRAPAC sobre o atendimento prestado pelo HASP aos tripulantes civis, com a íntegra da resposta daquele hospital militar ao questionamento da Associação. O que realmente interessa neste texto é o seu último parágrafo, abaixo reproduzido:

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), conhecedora de que a infraestrutura oferecida estava no limite da sua capacidade de atendimento à demanda pública, tendo em vista o crescimento do setor aéreo nacional,  ampliou o atendimento aos aeronautas civis com a celebração de convênio com diversas clínicas e o credenciamento de médicos, através do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC 67/2011).

…Ou seja: não está gostando, vai para uma clínica, ora! É a habitual cordialidade no serviço público.

20 comments

  1. Orlando Esteves
    1 ano ago

    Não vou entrar para discutir o atendimento usual dos “Serviços Públicos” no Brasil porque é de conhecimento público e um consenso! Mas por dever moral tenho que dizer que utilizei o serviço medico em inspeções somente de duas unidades militares em quase 40 anos de atividades aéreas hj com 56 comecei em Recife com 16 fazendo meu inicial de PP no HAR . Depois disso sempre no CEMAL no Rio de Janeiro. Nunca fui mal atendido, nem em Recife nem no CEMAL! Sempre com respeito pelos praças, graduados e oficiais médicos e civis! Onde eu estiver volto ao CEMAL p fazer as inspeções!
    Orlando Esteves 442079

  2. fernando
    1 ano ago

    Falando em HASP, acabou de saber que a Dona Quitéria faleceu na noite de hoje.

    Que Deus a tenha!

  3. Fred Mesquita
    1 ano ago

    “…em vista o crescimento do setor aéreo nacional,”… Onde foi que a ANAC viu isso ?

  4. Paulo
    1 ano ago

    Piloto maceteia o voo, os procedimentos; vide SID, IAC, rota, etc. Por que não faria com a própria inspeção de saúde???
    Nunca tive problemas com a inspeção, sempre em dia. A chefia apoia integralmente uma troca de voo para manter nossas obrigações em dia. Isto também é SGSO.

    • Leitor
      1 ano ago

      Bom….já que falaste em SGSO, e afirmaste que piloto “maceteia” tudo( Sid, rota, etc), tome uma atitude. Comunique a tua chefia, dê nomes.
      Viste alguém fazendo isso e não comunicou?? És conivente, Sr SGSO.
      Ou comunica ou não fale que os pilotos, seus colegas, “maceteiam” procedimentos.

  5. Marco Véio
    1 ano ago

    Vai do gosto. Eu jamais vou perder 2 dias da minha vida para ter CMA. Onde eu revalido, somente pede os exames laboratoriais de fora. O resto é tudo na clínica. Em 2 horas está tudo resolvido. Como eu falei, vai do gosto é de quanto vale sua hora de trabalho.

    • Paulo
      1 ano ago

      Diga-me onde você voa para eu não chegar nem perto do local.

    • Eduardo
      1 ano ago

      Comandante no Hasp não se perde dois dias para revalidação. è somente em uma jornada e tem demorado umas duas horas apenas, mesmo fazendo os exames lá.
      2 Dias era para CMA incial pois há a necessidade do psicotécnico.
      Como no seu caso não é revalidação você vai “perder” o mesmo tempo que uma clínica particular sem ter de levar todos o exames.

      • Eduardo
        1 ano ago

        Corrigindo no seu caso é revalidação, logo é menos de meia jornada como lhe falei.

        • Marco Véio
          1 ano ago

          Opa, é verdade. Mas onde faço revalidação dentro dessas 2 ou 3 horas fazem até o psicoloco. E presenciei alguns indivíduos tomando pau, coisa que no Hasp só acontece se, o marido do milico dormiu de calça jeans. Hahahahahaaaaa

          Enfim, cada um faz do jeito que acha melhor. Em 2010 quando tirei o CCF era uma zona. Se mudou/melhorou, acho muito bom. Mas pelo visto….

          • Eduardo
            1 ano ago

            Sim Comandante as coisas melhoram bastante desde 2010, falo isso pois revalido todos os anos lá desde 2008..mas se é melhor que a clínica que o Sr revalida isso não posso afirmar..pode ser que não..mas a meu ver não está tão ruim assim..como o a caveira que estão pintando do Hasp.

    • Caio
      1 ano ago

      Aonde você revalida?

      • Marco Véio
        1 ano ago

        Clinica La Vue. Perto da Av. Paulista. Atendimento Top.

  6. jackvalerio
    1 ano ago

    E do parágrafo mais interessante, um trecho mais interessante ainda: “endo em vista o crescimento do setor aéreo nacional”… #piadapronta

    • Eduardo
      1 ano ago

      Van,

      Não é piada, diferente do setor privado, as forças armadas tem um efetivo máximo defino em lei, logo o crescimento do setor aéreo força também o crescimento do setor médico, o crescimento do Hasp no caso, da criação do Hasp até os dias de hoje o setor aéreo creceu sim e muito, isso o Raul pode lhe mostrar pela quantidade de licensas emitidas nos últimos anos, só que o Hospital não crescerá na mesma proporção, pois o aumento do efetivo de uma unidade militar acarreta a diminuição ou extinção de outras organizações militares tendo em vista o teto que já falei. Logo, as coisas não são tão fáceis assim. Todo mundo tem solução pra tudo e quanto menos conhecimento em uma área mais solução o cidadão possui.

  7. Fernando Pinheiro
    2 anos ago

    Interessante é que ninguém do HASP assina a resposta.

    “Atenciosamente,

    JUNTAS DE SAÚDE DO NuHFASP
    Avenida Olavo Fontoura, 1400
    Santana – São Paulo/SP
    CEP: 02.012-021”

    Covardia ou simplesmente “tirou da reta”?

  8. Bruno
    2 anos ago

    Nesse caso em específico, acho que não adianta culpar o HASP. Muito pelo contrário! Desde a inauguração do novo anexo, o atendimento melhorou muito, e sempre foram muito simpáticos e eu particularmente nunca tive problemas em agendar e realizar meus exames lá.

    Era bagunçado antes mas hoje vc chega com tudo pago e corre pelas clínicas a medida q as mesmas estão desocupadas.

    Pelo menos pra min, o atendimento tem sido muito bom, ao ponto de eu ter desistido de procurar tais clínicas particulares.

    Também acho que o HASP não desdenhou na nota, já que tem muito piloto que acha que o mundo gira ao seu redor e não consegue perder 1 minuto para enviar um email cancelando seu horário e vagando para um colega, coisas que sabemos que acontece muito na nossa ¨unida¨comunidade.

    • Eduardo
      1 ano ago

      Bruno concordo com você, em todos os aspectos, tem gente que parece o Boechat..vê defeito em tudo.. clinica particular apenas homologa exame, o piloto tem que chegar com tudo já realizado perde -se tempo marcando exames em clinicas,pegar laudo pra depois apresentar nas clinicas credenciadas..realmente muita vantagem …aí meu amigo dar tratamento “VIP” só para dar parecer é muito fácil..Até porque o Hasp é um hospital militar,,os funcionários, se é assim que se pode chamar, não são apenas médicos que ao acabar seu turno vão pra casa, lá além de se fazer medicina, tem se todas as responsabilidades e obrigações da vida militar que acredito que 95% desse Blog não tem conhecimento..mas como já disse…ser Boechat é fácil..atualmente em nosso Brasilsilsil..uma clínica para comprar qualquer coisa é pegar o dindin no financeiro e ir na loja..no meio administrativo tem que se seguir processos licitatórios que as vezes ou na maioria delas trava as compras e encarecem as mesmas..sem falar que após isso já com todo o processo feito..o governo não manda o crédito..e a vinda do material emperra…

  9. Van de Oliveira
    2 anos ago

    Raul, tenho um amigo médico que tem uma clinica e quer se credenciar para poder também oferecer esse serviço de CMA. onde consigo mais informações para ele ? Abraço, que Deus te ilumine.

Deixe uma resposta