Ainda o Centro de Treinamento ‘Trainair Plus” da ANAC – esclarecimentos da ANAC e questões que permanecem em aberto

By: Author Raul MarinhoPosted on
647Views3

Na semana passada, tratamos da questão do Centro de Treinamento da ANAC com certificação Trainair Plus aqui no blog. Primeiro, comentando uma matéria do G1, que dizia que as instalações de Jacarepaguá haviam sido desativadas pouco tempo depois de reformadas e de recebida a respectiva certificação da ICAO; e depois com informações de um leitor, que dizia que a agenda de cursos de 2016 estava, até aquele momento, fechada. No final da tarde de 6a. feira, recebi uma mensagem da ASCOM-Assessoria de Comunicação Social da ANAC com esclarecimentos sobre os assuntos dos posts acima citados que, no meu entendimento, ainda não eram suficientes, razão pela qual solicitei mais informações – que, até o momento, ainda não foram recebidas.

Dito isto, publico abaixo os esclarecimentos da ANAC e, em seguida, os pontos que permanecem em aberto, que a ASCOM fica desde já convidada a comentar caso ache conveniente.

Nota da ANAC

Sobre a sua postagem no Blog sobre a transferência do CT, disponível em: http://paraserpiloto.com/2016/02/17/sobre-o-centro-de-treinamento-da-anac-a-questao-das-instalacoes-e-a-questao-dos-cursos/ gostaríamos de fornecer as informações sobre os cursos da ANAC, tendo em vista seu questionamento.

  • Os cursos oferecidos pela ANAC, tanto os que eram oferecidos na ANAC de Jacarepaguá quanto os demais, continuam vigentes. A data de 2018 mencionada é apenas o ano que deve ocorrer a preparação para nova Auditoria TRAINAIR PLUS, que ocorre a cada 3 anos (de Janeiro a Agosto de 2018) e da Realização da Auditoria TRAINAIR PLUS, em setembro de 2018.
  • Ou seja, as atuais e novas estruturas da ANAC estão aptas a continuar oferecendo os cursos à comunidade da aviação civil e aos servidores da ANAC. Inclusive, está programado para semana que vem a divulgação do calendário de cursos 2016, que ainda não foi publicado tendo em vista os atuais ajustes no orçamento da Agência, devido aos cortes efetuados pelo Governo Federal.
  • Sobre o novo Centro de Treinamento da ANAC, em Brasília, informamos que ele será inaugurado em março deste ano, já com a possibilidade de realizar diversos treinamentos. Entretanto, tendo em vista a complexidade da nova estrutura, o CT só estará totalmente completo em meados de 2017.

Qualquer informação adicional, estamos à disposição.

Questões que permanecem em aberto

1) O calendário de cursos para 2016 permanece suspenso. Quando voltará, efetivamente, e com que reduções?
2) Como serão as novas instalações do Centro de Treinamento de Brasília? Serão mais modestas em relação ao de Jacarepaguá? E qual é o cronograma para sua completa reforma, prevista para terminar em meados de 2017?
3) Sobre a própria certificação Trainair Plus originalmente conquistada no ano passado: Esta auditoria é realizada pela própria ICAO? Além da reforma (ou readequação) nas instalações de Jacarepaguá, o que mais precisou ser feito pela a ANAC para obter tal certificação?

3 comments

  1. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Ou seja, “choveu no molhado”!
    O inspetor da ICAO que vai dar a nova certificação é o mesmo que vai certificar os “Balões sem Fogo”, ou os sistema de “fonte térmica auto extinguível” dos balões “com fogo”.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Boa! Vou publicar a entrevista com o gênio da raça que falou essa monumental abobrinha.

Deixe uma resposta