A imprensa nacional, reproduzindo reportagens publicadas pelas agências internacionais (vide aqui), está noticiando que a crise por que passa a Republic Air, que pediu recuperação judicial na semana passada, é causada por um “apagão de pilotos” que estaria ocorrendo nos EUA. Atenção: isso é falso como nota de US$3,00! O problema não é a falta de pilotos – não neste momento, pelo menos. A questão é outra: trata-se da falta de uma gestão competente, que explorou a mão-de-obra de pilotos à exaustão por anos, pagando aos pilotos menos do que um auxiliar de faxina (com todo o respeito aos profissionais da limpeza, mas estes não estudaram e investiram um centésimo do que os pilotos de uma linha aérea regional). Neste post, a coisa está mais bem explicada, mas o ponto é que, assim como a Republic, muitas outras companhias regionais deverão ir para o buraco nos EUA daqui para a frente. E os culpados serão sempre os pilotos, esses malvados gananciosos! Ninguém irá se lembrar de que essas empresas criaram um negócio insustentável e suicida, e o resultado é esse que estamos presenciando neste momento.
A crise na Republic Air causada por um “apagão de pilotos”: não caia nessa!, o problema da companhia é má gestão, não falta de pilotos.
By: Author Raul MarinhoPosted on
2672Views12
DSousa
5 anos agoA falta de pilotos é um dos maiores problemas das companhias regionais americanas, integralmente explicado pelo ridículo salário.
Raul Marinho
5 anos agoEntão… O problema é que não há uma “falta de pilotos” propriamente dita, e sim pouca gente disposta a trabalhar pelos salários que são ofertados por estas companhias. Leia o post indicado no link.
DSousa
5 anos agoSim, quando falei em falta de pilotos, na verdade eu me referia à falta de candidatos às vagas de emprego dessas empresas.
PC
5 anos ago” O problema é que não há uma “falta de pilotos” propriamente dita, e sim pouca gente disposta a trabalhar pelos salários que são ofertados por estas companhias”. Raul, sou PC. Qual seria a possibilidade de eu ir para os EUA trabalhar em alguma dessas empresas que o pessoal de lá não está disposto a trabalhar? Obrigado.
Raul Marinho
5 anos agoSe vc conseguir um Green Card, é alta. O problema é conseguir tal visto…
PC
5 anos agoSim, e além do Green, ainda precisaria, é claro, convalidar as carteiras. O bom seria ir já em acordo com a empresa contratante. Vc sabe se dessa forma é difícil conseguir? Pois chegar lá “de mãos abanando” é meio complicado $$$.
Raul Marinho
5 anos agoNão tenho como te ajudar nisso, amigo.
Cleverson Fukuoka
5 anos agoRaul,
Você acredita que possa ter um êxodo de pilotos de países emergentes como China e Brasil, onde o salário é muito mais baixo para preencher essas vagas??
Fábio Otero Gonçalves
5 anos agoChina??? Conquanto os expatriados ganhem sempre mais do que os locais (no Mundo inteiro), a Mainland China paga os salários mais altos do planeta, atualmente. E com viés de alta.
Cleverson Fukuoka
5 anos agoDesculpe Fabio, perguntei achando que a China não pagasse tão bem para seus pilotos chineses, pois sempre tem anúncio de empresas chinesas procurando por pilotos.
Enderson Rafael
5 anos agoA China tem falta de pilotos, Cleverson. E vai faltar por mto tempo ainda, por isso tem cmte de E190 tirando 5 vezes mais que no Brasil com 3 meses de férias por ano por lá. Nos EUA a falta de pilotos é uma combinação de fatores, que passam como notado, pelo salário ridículo que as regionais pagam (na faixa de 2mil dolares por mês para copiloto – não converta pois vai dar mais que um copiloto de regional no Brasil, e proporcionalmente é menos na verdade). Mas por enquanto o risco de os brasileiros – muitos aceitariam os 2k – trabalharem lá está afastado: precisa de visto de trabalho.