Devido à enorme quantidade de dúvidas acerca das questões de habilitação, endosso e cheques para operar o Beech King Air das Séries 90 e 200 (sempre com PMD<12.500lbs e certificado como ‘single pilot’), preparei um pequeno tutorial sobre o assunto no caso de uma operação “91 pura”/particular/executiva (aeronave registrada como TPP).
(Obs.: Neste caso, é importante ressaltar que não existe a posição de SIC/1°Oficial, somente a do PIC/Comandante. Vamos tratar do assunto do registro de horas para quem voa na direita numa situação destas em outro post, mas o fato é que só é exigida habilitação do PIC -portanto, o que segue abaixo é sempre em relação ao comandante da aeronave.)
Situação 1: Piloto já era previamente habilitado ao BE90 ou BE20 antes da entrada em vigor da EMD006
Se o piloto estiver com sua habilitação de TIPO do BE90 e/ou BE20 válida(s) em 23/04/16, ele tem direito a uma habilitação MLTE, necessária para operar tais modelos de avião no novo regulamento, além dos respectivos endossos (que não necessitarão de ser renovados em tempo algum). E, de acordo com a Portaria N°378 que aprovou a entrada em vigor da EMD006 ao RBAC-61, a validade desta habilitação será estendida por mais um ano a partir da data de validade original de sua(s) habilitação(ões) de TIPO – vale a que for maior.
Exemplos:
– Piloto João – hab.BE20 válida até 06/16 -> hab.MLTE válida até 06/17 e está dispensado do endosso ao King-200.
– Piloto José – hab.BE20 válida até 06/16 e BE90 válida até 08/16 -> hab.MLTE válida até 08/17 e está dispensado dos endossos ao King-90 e 200.
– Piloto Pedro – hab.BE20 vencida -> requer revalidação do MLTE, mas está dispensado do endosso ao King-200/250
– Piloto Antonio – hab.BE20 vencida e BE90 válida até 09/16 ->hab.MLTE válida até 09/17 e está dispensado dos endossos ao King-90 e 200.
Situação 2: Piloto não era previamente habilitado ao BE90 ou BE20 antes da entrada em vigor da EMD006
A) Sem hab.MLTE prévia – e nem hab.TIPO que fora convertida para MLTE (ex.: Piper Cheyenne):
A1) Obtendo hab.MLTE numa aeronave que não o King-90/200 (ex.: num Seneca): ele estará com a habilitação correta (MLTE), mas necessitará obter o endosso para o modelo King-90 e/ou King-200, que precisará ser confirmado com um cheque (até 06/2017) no respectivo avião.
A2) Obtendo hab.MLTE numa aeronave King-90/200: ele estaria com a habilitação correta (MLTE) e o endosso + cheque de endosso para o modelo King-90 e/ou King-200 será obtido diretamente no cheque da hab.MLTE.
B) Piloto já é portador da hab.MLTE válida (“original” ou “convertida” de algum outro TIPO que passou a ser CLASSE), mas com experiência em outras aeronaves que não o King-90/200 (ex.: Baron): basta obter o respectivo endosso + cheque de endosso para o modelo King-90 e/ou King-200, conforme o caso.
C) Portador da hab.MLTE vencida, com experiência em outras aeronaves que não o King-90/200 (ex.: Cessna-310):
C1) Revalidar o MLTE diretamente no King-90 e/ou King-200, conforme o caso, o que dispensará o piloto do(s) respectivo(s) endosso(s) + cheque de endosso.
C2) Revalidar o MLTE em avião diferente do King-90 e/ou King-200, conforme o caso, o que exigirá a obtenção do(s) respectivo(s) endosso(s) + cheque de endosso.
Observação importante #1: uso dos CTACs certificados para o King-90 ou King-200
– Não serão adequados para a obtenção da hab.MLTE, que requer 12h de voo;
– Pode ser usado como meio alternativo para obter os endossos do King-90 e/ou King-200, conforme o caso.
Observação importante #2: cheque de endosso para mais de um modelo
– O “cheque de endosso” (obrigatório até 06/2017 para os endossos de modelos do “Apêndice A”) requerido para toda a família King Air é um só, já que todos eles compartilham o designativo da coluna 3 da tabela da IS 61-006A/Apêndice A.
– Ou seja, se o piloto pretender voar o King-90 e o King-200, ele precisará de endosso dos dois, mas o “cheque de endosso” será somente em um deles.
BeechKing
4 anos agoRaul boa noite.
Agora que nao vai precisar mais do cheque de endosso eu lhe pergunto:
Tenho o MLTE valido e voo o king C90, para agora pegar o endosso, eu preciso lançar horas de voo na civ? Se sim, lanço de qual forma? Se for em duplo comando, o piloto endossante (que ja e endossado no king obviamente e é PC) nao precisa ser inva? Pode ter pax no voo? Se for como copiloto, lança somente 50% das horas?
Agradeço a atençao!
BeechKing.
Raul Marinho
4 anos agoEstamos produzindo um guia sobre isto neste exato momento!
BeechKing
4 anos agoAhh, legal saber Raul.
Fico no aguardo!
Obrigado novamente!
BeechKing
BeechKing
4 anos agoBoa noite Raul.
Algum estimado para o guia?
Obrigado.
BeechKing
Raul Marinho
4 anos agoSai antes de 01/07
Raul Marinho
4 anos agohttp://paraserpiloto.com/2017/06/27/fim-do-cheque-de-endosso-de-modelo-especifico-de-aeronave-classe-apos-01072017/
Ramon
4 anos agoBoa tarde Raul.
Tenho MLTE valido checado em seneca.
Mas voo como copiloto em king e quero voar habilitado na esquerda.
Gostaria de saber:
como faço o cheque de endosso (O piloto do King que tem PC assina minha CIV e eu solicito cheque?)
Apos habilitado possolançar as horas retroativo? Se sim, a partir de que data?
Obrigado.
Raul Marinho
4 anos agocomo faço o cheque de endosso (O piloto do King que tem PC assina minha CIV e eu solicito cheque?)
=>As duas coisas – http://paraserpiloto.com/2016/05/02/orientacoes-sobre-o-cheque-de-endosso-operacao-de-aeronaves-especificas-anexo-a-da-is-61-006a/
Apos habilitado possolançar as horas retroativo? Se sim, a partir de que data?
=>negativo, vc só pode lançar suas horas SIC na aeronave depois de estar corretamente habilitado.
Hudson Felix marques
4 anos agoBoa tarde Raul Tenho o mlte e o ifr validos Adquirimos um king Mais so comecaremos a voar em Julho de 2017 precisarei de cheque apenas ja que o endosso nao e Mais nesserario
Raul Marinho
4 anos agoÉ o oposto: vc só precisará do endosso, já que o cheque não será mais necessário.
Hudson Felix marques
4 anos agoOk
Ademar Reis
4 anos agoRaul, já sabe informar como será o cheque do endosso? Tem que ser um INSPAC? – Referente a esta pergunta onde o Sr respondeu SIM, acabei ficando com dúvida. A nossa Unidade (Batalhão de Aviação) possui examinador credenciado no KING, BE20, a pergunta é, pode o examinador também proceder o cheque, ou vai ter que ser com INSPAC.
Raul Marinho
4 anos agoPode ser ambos – vide seção 61.199(b)(2): “Adicionalmente, até 30/6/2017, para realizar transição entre modelos de aeronave que pertenciam a designativos de tipo diferentes em 24/3/2016, o piloto deverá ser aprovado em exame de proficiência aplicado por INSPAC ou Examinador Credenciado em um dos modelos pertencentes àquele designativo de tipo”.
William
5 anos agoA parti de que dia o PLA não pode mais assinar a CIV de um outro piloto?
Raul Marinho
5 anos agoDepende assinar o que. Instrução em duplo-comando no âmbito da aviação 91 já não podia desde 2012.Já determinados endossos, pode.
William
5 anos agoEntão se eu voar uma aeronave mono no caso do Pilatus o PLA não pode assinar como duplo comando?
Quem tem mono válido vai precisar de endosso pra poder voar as aeronaves mono no caso do TBM900 e Pilatus?
Raul Marinho
5 anos agoSomente um INVA pode voar em duplo-comando com um aluno na operação 91.
Nem o TBM900 nem o Pilatus constam do Anexo A da IS 00-006A; portanto, não requerem endosso.
William
5 anos agoMuito obrigado Raul!
DOP
5 anos agoRaul boa tarde,
Estou preparando o processo para solicitar o cheque do endosso, porém surgiu uma dúvida.
O futuro endossado está pronto, mas não lançamos horas na CIV dele e não fizemos o endosso na CIV nem no SACI ainda. Há necessidade de lançar horas em instrução para o mesmo? Se positivo antes do endosso certo? Sem uma qtde especifica de hras.
Agradeço mais uma vez
DOP
Raul Marinho
5 anos agoEm princípio, não há necessidade de lançar horas de instrução.
Igor
5 anos agoRaul, uma ajuda caso seja possível.
Na leitura da IS-61-006A, Apêndice B, itens B5.3.2, B5.3.3 e B5.3.5 diz que não há necessidade de solicitação de revalidação de habilitação para que o cheque do endosso aconteça. Há apenas a necessidade de que o “INSPAC insira a aprovação na FAP eletrônica do SACI”.
Lido isto, como seria a maneira correta de proceder? Solicitar inspac sem processo, ou abrir processo… Estou meio perdido.
Obrigado.
Raul Marinho
5 anos agoSolicitei ajuda à SPO e respondo assim que possível.
Raul Marinho
5 anos agohttp://paraserpiloto.appa.org.br/2016/05/02/orientacoes-sobre-o-cheque-de-endosso-operacao-de-aeronaves-especificas-anexo-a-da-is-61-006a/
Igor
5 anos agoObrigado pela ajuda Raul.
DOP
5 anos agoRaul boa noite,
Posso ser endossado agora, voar o King, lançar as horas na minha CIV e solicitar o cheque desse endosso posterior, porém antes de 06/2017?
Agradeço desde ja
Raul Marinho
5 anos agoNegativo. Para atuar agora como PIC do King, vc tem que estar 100% regular – isto é, com o endosso e o cheque do endosso.
Marcos
5 anos agoBoa noite Raul!
A minha hab MLTE esta vencida e conforme abaixo, seu eu rechecar o MLTE em um King90 não precisarei dos endossos?
C) Portador da hab.MLTE vencida, com experiência em outras aeronaves que não o King-90/200 (ex.: Cessna-310):
C1) Revalidar o MLTE diretamente no King-90 e/ou King-200, conforme o caso, o que dispensará o piloto do(s) respectivo(s) endosso(s) + cheque de endosso.
Raul Marinho
5 anos agoSim.
Ulysses Alves
4 anos agoBoa noite, caro Raul estou com o meu MLTE vencido. eu posso receber o endosso de um PC e fazer o check endosso + check MLTE no King ? ou o piloto que me passar o endosso deve ser inva também?
Raul Marinho
4 anos agoO endossante não precisa ser INVA, só regularmente habilitado no modelo.
Marcelo Ferreira
5 anos agoBoa tarde, tenho uma outra duvida:
Tenho C90 vencida e não tenho MLTE. Nesse caso como devo pedir meu recheque para C90?
VITOR SANTOS JR
5 anos agoDei uma lida rápida, mas me tire logo a duvida: /tenho TIPO na carteira (E110, PA 31 e PA42) pretendo voar o C90, irei precisar somente do endosso e check?
Raul Marinho
5 anos agoSim. Vc vai “ganhar” o MLTE, só vai ficar faltando o endosso e o respectivo cheque de endosso (até 06/2017).
Cmte Hamilton
5 anos ago”A1) Obtendo hab.MLTE numa aeronave que não o King-90/200 (ex.: num Seneca): ele estará com a habilitação correta (MLTE), mas necessitará obter o endosso para o modelo King-90 e/ou King-200, que precisará ser confirmado com um cheque (até 06/2017) no respectivo avião.”
Quantas horas são necessárias de endosso para solicitar o cheque? Se compreendi bem , um piloto com PC ou PLA poderá realizar ?Obrigado
Raul Marinho
5 anos agoNão existe quantidade de horas. Vai depender da avaliação do endossante.
Marcio Wilson Gomes
5 anos agoRaul boa noite, sempre acompanho o site e agora aconteceu algo estranho, pois bem, minha habilitação BE90 tem como validade 12/16 e a de MLTE 02/17, mas hoje depois da entrada em vigor das novas regras fui verificar meu extrato e constava o seguinte:
BE90 12/16 MLTE 02/11 ( vencido à 5 anos)
O que pode ser ? Problema no sistema?
Abraços
Marcelo
5 anos agoNão foi só o seu não vários aconteceram ontem meu mult era 09/17 meu 90 08/16 e meu 200 10/16 passaram meu mult para 10/17 hj colocaram meu mult junto com meu mono vencido em 10/13 fui fazer um plano para decolar com o 200 não aceitaram falando q minha habilitacao estava vencida
Marcio Wilson Gomes
5 anos agoConseguiu resolver?
Raul Marinho
5 anos agoVou publicar uma nota da TI/ANAC sobre isso.
Raul Marinho
5 anos agoVou publicar uma nota da TI/ANAC sobre isso.
Ronaldo
5 anos agoO “cheque de endosso” é obrigatório até 06/2017 para os endossos, depois não mais, isto é, agora está mais difícil, depois fica mais fácil. Desculpe, qual é a logica?
Raul Marinho
5 anos agoA lógica é dar credibilidade e segurança ao novo procedimento.
Bertone
4 anos agoBoa tarde, a partir de 07/2017 quem tem habilitação MLTE checado em PA34 não precisará realizar endosso para voar uma aeronave BE20 ?
Raul Marinho
4 anos agoPrecisará, sim! A diferença é que o endosso não precisará mais ser checado por um INSPAC.
amb121323
4 anos agoIsso quer dizer que o piloto será endossado apenas pelo piloto habilitado no BE20? att
Raul Marinho
4 anos agoSim. Sendo preciso, ele será endossado pelo piloto com a habilitação MLTE e o endosso ao modelo Beech King Air B-200.
Luccas Alves
5 anos agoE no caso de o tripulante ter, antes da mudança, a carteira de outro TIPO semelhante, ex o piper cheyenne, e pretender voar um King c90 ou b200? Ele precisará de um cheque de endosso no equipamento?
Raul Marinho
5 anos agoExatamente: endosso + cheque de endossso (até 06/2107).
Daniel
5 anos agoRaul, já sabe informar como será o cheque do endosso? Tem que ser um INSPAC?
Raul Marinho
5 anos agoSim.