Entra em vigor no próximo dia 15/05 o sistema do DECEA para Planos de Voo pela internet (sim, esta notícia é de 2016!)

By: Author Raul MarinhoPosted on
2310Views15

Está no Portal de Publicações do DECEA: a partir do próximo dia 15/05/2016 será possível enviar, modificar, cancelar e consultar Planos de Voo completos e simplificados por meio da internet. Todos os detalhes para cadastramento de usuários (que, neste momento, encontra-se “temporariamente suspenso”) e as instruções para utilização do Sistema estão disponíveis na AIC N°09/16 – que, aconselho, deve ser lida na íntegra pelos usuários.

Para os acostumados com os aplicativos de celular e redes sociais, aviso: não é um sistema “user friendly” como vocês estão acostumados – muito embora não seja nada muito complexo também. E também não possui uma plataforma para uso específico em smartphones: trata-se de uma página acessível no endereço http://planodevoo.decea.gov.br/login/(*) pelo seu navegador de internet.

*Obs.: Não recomendo a utilização do outro endereço disponibilizado na AIC – pelo menos para mim, aparece mensagem de vulnerabilidade de sistema.

15 comments

  1. vai vendo...
    5 anos ago

    “Site fora do ar momentaneamente para novos cadastros”
    kkkkkkkkkkkkk
    Não é possível…

  2. vai vendo
    5 anos ago

    Neste exato momento, todas AIS da Infraero não estão recebendo Plano de Vôo. Quinta feira, dia 12/5, 16:50 UTC.
    Reflexo da queda da Dilma. Represália.

  3. Juliano Rangel
    5 anos ago

    Bom dia Raul, estava olhando o novo sistema e ele está um pouco diferendo do que encontramos no Aisweb. e só pra lembrar os planos passados para aeródromos não controlados o sistema não aceita o plano e ainda continua a odisseia!

  4. EC
    5 anos ago

    Parabéns ao DECEA pela evolução. Nada como uma crise e escassez de profissionais AIS.

  5. R.J
    5 anos ago

    Como curiosidade, no dia 15 de maio é comemorado o dia internacional dos Serviços de Informação Aeronáutica por ter sido 15 de maio de 1953 a data de criação do anexo 15 à Convenção de Aviação Civil Internacional, que estabelece as normas e métodos recomendados em relação ao AIS – agora AIM – no globo.

    Chuto que a data de lançamento do sistema, por esse fato, não é mera coincidência.

  6. luizsize
    5 anos ago

    Excelente, (e inacreditável) notícia. Utilizávamos sempre saindo de CGH. Sempre funcionou muito bem. Esperança é que isso desafogue o sistema via telefone, que, diga-se, está falido a bom tempo. em Meados de 2012/2013, quando a executiva estava forte, falar era impossível. Hoje, em “baixa temporada”, ainda continua complicado. Pensar lá na frente é vital. Já ouvi comentários de alguns aplicativos e programas que já estavam cientes da hipótese e, talvez, devem preparar interfaces com aplicativos. Tomara!

  7. Julio Petruchio
    5 anos ago

    Chega logo, dia 15!
    Hoje foram 40min tentando nas AIS Pirassununga, Ribeirão Preto, Uberaba e Uberlândia.

  8. Rodrigo Rios
    5 anos ago

    O sistema de SLOTs do CGNA também aparece invariavelmente a mensagem de conexão não segura. Acho que vão rebaixar a classificação da internet também.

  9. Junior Mendes
    5 anos ago

    Uma Boa Noticia , vai ajudar e facilitar nossa vida .

  10. Márcio Lira
    5 anos ago

    Amém!

  11. RenanZ
    5 anos ago

    A AIC nem o site AIS WEB são muito claros, então fica a dúvida:

    – Continua como atualmente, que só é aceito FPLs de voos IFR partindo da FIR SBCW, ou aceitará FPLs das demais FIR’s e/ou FPLs com outras regras de voo (Z, Y e V)?

    • André
      5 anos ago

      Fiquei com a mesma dúvida, mantém o que estava antes só podendo usar a FIR SBCW ou quem estiver na SBBS também já poderá? Raul ajuda nós aí.

      • R.J
        5 anos ago

        “A previsão é que até 23/06/2016 a abrangência de recebimento de planos seja ampliada para todo o país”.

        Essa é a informação que está na AISWeb.

        • RenanZ
          5 anos ago

          Sim, esta parte eu pude ver, mas como que fica entre os dias 15/May e 23/Jun, se é que essa segunda data seja de fato um prazo respeitado?!

  12. Fabio Campos
    5 anos ago

    Muito boa iniciativa! Espero que realmente funcione. Quando precisamos de passar plano de voo via telefone é muito complicado, semana passada gastei mais de 20 minutos pra conseguir falar na sala ais, sempre estão ocupados os telefones, isso nos prejudica muito.

Deixe uma resposta