NewsPrev SERIPA-IV – Junho/2016

NewsPrev SERIPA-IV – Junho/2016

By: Author Raul MarinhoPosted on
367Views3

O NewsPrev, boletim de segurança de voo publicado pelo SERIPA-IV, traz três excelentes artigos na sua edição de Junho/2016:

  • Helicópteros Robinson – Vale a pena??? é um excelente texto, de uma franqueza impressionante, sobre a linha de aeronaves a pistão da Robinson (R-22 e R-44), que muitas vezes são vistos como “vilões” dos frequentes acidentes verificados com estes equipamentos. Será que são, mesmo? Leia o artigo – indispensável para quem atua na asa rotativa – e tire suas conclusões.
  • Obstáculos motivacionais para pilotos (parte I) é um texto que, em minha opinião, possui dois graves problemas: 1)eu não tê-lo escrito antes; e 2)não ter a parte II disponível para ler na sequência. Fora isso, é perfeito: precisa ser lido, relido e discutido por todo mundo que voa, profissionalmente ou não.
  • Cuidados com o peso e balanceamento é um texto mais técnico, mas também de ótima qualidade, com exemplos práticos e ótimos links de um assunto que deveria ser muito mais bem compreendido pelos pilotos.

Além destes textos mais autorais, há ainda um DIVOP sobre falhas estruturais no EMB-202 Ipanema que é leitura obrigatória para quem atua na aviação agrícola (os operadores do modelo devem se atentar para a DA/ANAC anexa), e links para os bancos de DIVOPs e de Relatórios Finais do CENIPA, que também valem a pena serem explorados.

Meus sinceros parabéns a toda a equipe do SERIPA-IV que participou da elaboração destes textos e, em especial, ao SO Hamilton e ao Ten Cel Nilson, principais autores dos dois primeiros artigos dos links acima: vocês estavam realmente inspirados para escrever o que escreveram!

3 comments

  1. filiperafaeli
    12 meses ago

    Os caras podiam ter um blog. Além de tudo pro povo copiar e replicar. Muito dificil lidar com PDF para passar para o povo. Tá aí pessoal, essa é minha sugestao!

  2. Enderson Rafael
    12 meses ago

    Muito bons os textos!

  3. Milton Maldonado Jr.
    12 meses ago

    Excelente material! Sucinto e ao mesmo tempo super informativo! Meu maior interesse é no artigo das máquinas Robinson, mas li todos e gostei muito.

    Sobre os Robinson, nunca percebi preconceito contra eles dentro do meio aeronáutico. Já entre os leigos sim, que costumam colocar os Robinson, junto com os monomotores Cessna, na categoria “máquinas de matar”. Por quê? Ora, porque é o que eles veem nos noticiários, e sendo as aeronaves mais numerosas de suas categorias, também respondem por um maior número de acidentes – e de notícias na TV.

    Eu que me formei piloto no R22 e no R44, considero essas máquinas geniais. Simples, quase toscas, mas ao mesmo tempo muito bem desenhadas. Eventuais falhas de projeto já foram remediadas há muitos anos. Respeitadas suas limitações de desempenho, estética e conforto, considero essas máquinas virtualmente perfeitas.

    Abraço!

Deixe uma resposta