Seis anos do ParaSerPiloto (ou sete anos e meio do “Para ser piloto”)

Seis anos do ParaSerPiloto (ou sete anos e meio do “Para ser piloto”)

By: Author Raul MarinhoPosted on
322Views7

Este blog faz seis anos hoje (foi em 30/03/2011 que publiquei o primeiro post aqui) – embora, na verdade, já faça sete anos e meio que existe este espaço de discussão sobre formação aeronáutica, empregabilidade de pilotos e segurança de voo, com a publicação do artigo “Para ser piloto (como ‘tirar brevê’)” no meu outro blog, Toca Raul!!!.

O mundo era outro quando este blog começou. Em termos de regulamentação da ANAC para licenças e habilitações, por exemplo, estávamos na era do RBHA-61 ainda, seguindo as regras do finado DAC. De lá para cá, tivemos seis versões do RBAC-61 com uma infinidades de IS’s, Portarias, Decisões e até DI’s (Diretrizes Interpretativas) que mudaram radicalmente o ambiente de formação – e vai mudar mais ainda este ano, com os novos RBAC-141 e RBAC-91, sobre as escolas de aviação e a aviação geral. Foram seis anos explicando o que mudou em termos de habilitação de CLASSE e TIPO, endossos, registro de horas como SIC, revalidação de habilitação por horas, cheque de PLA… Nossa, tanta coisa!

2011 foi o auge da era do “apagão de pilotos” – aliás, quando o blog começou, o Brasil comemorava um crescimento de 7,5% do PIB no ano anterior. O Pré-Sal apontava para um futuro extremamente promissor para os pilotos de helicóptero, e a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que aconteceriam em poucos anos, eram vistas como claros indicadores de que a aviação iria bombar naquela (nesta) década. E o ParaSerPiloto apanhando no Facebook como “pessimista” porque dizia que não era bem assim… Pois é, como eu gostaria de estar errado!

Bem, mas o fato é que o blog em 2017 está muito melhor do que aquele que começou em 2011, e isto se deve basicamente por um motivo: seus leitores. Por isso, mais uma vez quero agradecer a todos vocês que leem, compartilham, comentam, criticam, questionam o que se publica aqui. Se não fosse por vocês, o ParaSerPiloto nem sequer existiria, muito obrigado!!!

Um grande abraço!!!

7 comments

  1. Igor
    10 meses ago

    Parabéns! Blog com excelentes matérias.

  2. Sergio
    10 meses ago

    Parabéns

  3. Chumbrega
    10 meses ago

    Parabens Raul pelo aniversario, e obrigado pelos servicos prestados à comunidade aeronautica. Vida longa ao PSP.

  4. aoschinoffAnderson
    10 meses ago

    Raul eu só tenho a agradecer e parabenizar você!
    Obrigado e muito sucesso ao “paraserpiloto” hoje e sempre!! \0/

  5. Pacelli Francesco
    10 meses ago

    Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho que imagino ser árduo de levar algumas verdades atras do pano. Acompanho sempre o blog na maior parte das vezes sem comentários por me jugar as vezes “incapaz de opinar”. rsrsrs. É bom ver opiniões mesmo que contrarias as suas, mas com o outro lado da historia.

  6. Diones Oliveira
    10 meses ago

    Parabéns ao site por fornecer conteúdo de qualidade aos seus leitores.

  7. Giordano Chiaradia Sbruzzi
    10 meses ago

    Parabéns pelo excelente trabalho realizado perante a comunidade de aviadores.

Deixe uma resposta