Seis anos do ParaSerPiloto (ou sete anos e meio do “Para ser piloto”)

Seis anos do ParaSerPiloto (ou sete anos e meio do “Para ser piloto”)

By: Author Raul MarinhoPosted on
220Views7

Este blog faz seis anos hoje (foi em 30/03/2011 que publiquei o primeiro post aqui) – embora, na verdade, já faça sete anos e meio que existe este espaço de discussão sobre formação aeronáutica, empregabilidade de pilotos e segurança de voo, com a publicação do artigo “Para ser piloto (como ‘tirar brevê’)” no meu outro blog, Toca Raul!!!.

O mundo era outro quando este blog começou. Em termos de regulamentação da ANAC para licenças e habilitações, por exemplo, estávamos na era do RBHA-61 ainda, seguindo as regras do finado DAC. De lá para cá, tivemos seis versões do RBAC-61 com uma infinidades de IS’s, Portarias, Decisões e até DI’s (Diretrizes Interpretativas) que mudaram radicalmente o ambiente de formação – e vai mudar mais ainda este ano, com os novos RBAC-141 e RBAC-91, sobre as escolas de aviação e a aviação geral. Foram seis anos explicando o que mudou em termos de habilitação de CLASSE e TIPO, endossos, registro de horas como SIC, revalidação de habilitação por horas, cheque de PLA… Nossa, tanta coisa!

2011 foi o auge da era do “apagão de pilotos” – aliás, quando o blog começou, o Brasil comemorava um crescimento de 7,5% do PIB no ano anterior. O Pré-Sal apontava para um futuro extremamente promissor para os pilotos de helicóptero, e a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que aconteceriam em poucos anos, eram vistas como claros indicadores de que a aviação iria bombar naquela (nesta) década. E o ParaSerPiloto apanhando no Facebook como “pessimista” porque dizia que não era bem assim… Pois é, como eu gostaria de estar errado!

Bem, mas o fato é que o blog em 2017 está muito melhor do que aquele que começou em 2011, e isto se deve basicamente por um motivo: seus leitores. Por isso, mais uma vez quero agradecer a todos vocês que leem, compartilham, comentam, criticam, questionam o que se publica aqui. Se não fosse por vocês, o ParaSerPiloto nem sequer existiria, muito obrigado!!!

Um grande abraço!!!

7 comments

  1. Igor
    8 meses ago

    Parabéns! Blog com excelentes matérias.

  2. Sergio
    8 meses ago

    Parabéns

  3. Chumbrega
    8 meses ago

    Parabens Raul pelo aniversario, e obrigado pelos servicos prestados à comunidade aeronautica. Vida longa ao PSP.

  4. aoschinoffAnderson
    8 meses ago

    Raul eu só tenho a agradecer e parabenizar você!
    Obrigado e muito sucesso ao “paraserpiloto” hoje e sempre!! \0/

  5. Pacelli Francesco
    8 meses ago

    Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho que imagino ser árduo de levar algumas verdades atras do pano. Acompanho sempre o blog na maior parte das vezes sem comentários por me jugar as vezes “incapaz de opinar”. rsrsrs. É bom ver opiniões mesmo que contrarias as suas, mas com o outro lado da historia.

  6. Diones Oliveira
    8 meses ago

    Parabéns ao site por fornecer conteúdo de qualidade aos seus leitores.

  7. Giordano Chiaradia Sbruzzi
    8 meses ago

    Parabéns pelo excelente trabalho realizado perante a comunidade de aviadores.

Deixe uma resposta