TMA-Salvador vai implementar operações sob o conceito “CDO/CCO – Four Corner”

TMA-Salvador vai implementar operações sob o conceito “CDO/CCO – Four Corner”

By: Author Raul MarinhoPosted on
461Views0

O DECEA publicou em seu portalAIC N°08/17 que reestrutura a circulação aérea na TMA Salvador por meio da aplicação dos conceitos “CDO/CCO – Four Corner”. Para entender o que isso significa em termos mais genéricos, vale a pena revisitar a AIC Nº24/13, que define a coisa toda desta maneira:

A circulação aérea baseada no Conceito Four Corner é estabelecida com base em um quadrilátero fictício, com centro no aeródromo, orientado de acordo com a posição das pistas do aeródromo. A partir deste quadrilátero, é elaborado um sistema de rotas e procedimentos de chegadas e saídas.

Para as aeronaves que chegam, o ingresso no espaço aéreo é realizado por qualquer um dos 4 vértices do quadrilátero. Para as aeronaves que partem, a saída é por qualquer um dos lados do quadrilátero:

4c-1

Esta nova estrutura de procedimentos aumenta a eficiência dos fluxos de tráfego no espaço aéreo da TMA, e os cruzamentos acontecem próximo do aeródromo e de forma bem definida, facilitando o emprego das técnicas de CCO [Operação de Subida Contínua] e CDO [Operação de Descida Contínua].

Todas as restrições de altitudes estabelecidas em carta, referentes aos cruzamentos entre procedimentos, ocorrerão antes ou depois do ponto de cruzamento nominal, conforme o caso. Estas restrições asseguram o cruzamento mantendo a separação regulamentar em distância e nível.

4c-2

O Conceito “Four Corner” poderá não ser empregado plenamente, a fim de evitar a interferência entre as trajetórias de chegada e saída de aeroportos próximos. Neste caso, a estrutura de procedimentos de chegadas e saídas poderá ser estabelecida de forma que ocorram cruzamentos distantes dos aeródromos envolvidos, embora privilegiando os perfis ótimos de subida e descida, conforme o caso.

 Ou seja: sendo bem simplista, o “4 corner” significa traçar um quadrilátero ao redor da pista, e criar caminhos em que se chega pelos vértices e se sai pelos lados. Os detalhes, você precisa verificar na AIC.

Deixe uma resposta