Daqui para a frente, esteja preparado para os processos seletivos de companhias aéreas. Sempre!

Daqui para a frente, esteja preparado para os processos seletivos de companhias aéreas. Sempre!

By: Author Raul MarinhoPosted on
1588Views19

Conforme publicado uma semana atrás, “este segundo trimestre de 2017 está se mostrando um pouco mais positivo para a economia em geral e para a aviação em particular”. A Latam abriu seu processo seletivo para o público externo e, mesmo que não deva ser uma contratação em grande volume (boatos falam em 60 vagas), já é um começo. A Azul também deve retomar as seleções, talvez em volume um pouco maior. E a Avianca deve manter seu ritmo “devagar e sempre”, mas positivo de qualquer maneira.

Com o mercado dando sinais de reaquecimento, é hora de não descuidar do currículo. CMA, habilitações (MLTE e IFR, especialmente) e certificação ICAO-4+ têm que estar válidos. Passaporte e, de preferência, visto B1/B2 para os EUA também – com pelo menos 6 meses para o vencimento. E conhecimentos: estar proficiente para fazer bonito no simulador IFR, para voar avião multimotor, e para as provas teóricas (conhecimentos em nível de PLA/ATP). Ah, e o Jet Training: outro requisito que cada vez mais é pedido, além do CCT (banca) de PLA. Tudo isso tem que estar ok daqui para frente.

Nenhuma empresa avisa “olha, vamos abrir um processo seletivo daqui a 90 dias, então comece a se preparar”. Quando o processo seletivo se abre, não há tempo para isso: já é preciso estar pronto para a entrevista, para a prova teórica, para a sessão de simulador e/ou para o voo no dia seguinte. Na seleção da Latam, por exemplo, muita gente foi pega no contrapé. Tudo bem, o mercado estava estagnado há muito tempo, e isso acontece. Mas, daqui para a frente, esteja preparado para os processos seletivos das companhias aéreas. Sempre e o melhor possível. Sem vacilos!

19 comments

  1. Batistaca
    1 ano ago

    Raul voce saberia informar se ha Limite de idade para contratação de copiloto?

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Não que eu saiba.

  2. Bruno
    1 ano ago

    tem previsão para o mercado de helicopteros?

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Nada até o momento.

  3. Luis
    1 ano ago

    Ola Raul Boa tarde!

    Me tira uma dúvida tenho a declaração do Taxi aéreo q voei com firma reconhecida etc…posso anexar no processo para check do Pla…

    Att

    Luis

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Sim.

  4. M Luiz
    1 ano ago

    Raul, me tire uma dúvida por gentileza. Para quem já possui habilitação de Tipo, e realizou o treinamento do mesmo em um Simulador de voo, está esta isento do Jet training? Digo por mim, pois voo um jato na 135, e fiz todos meus treinamentos na CAE em simulador level D. Abração!

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Vai depender do que o pessoal de RH da Latam achar. Só perguntando para eles… Mas, em princípio, o Jet é um treinamento que proporciona um conhecimento mínimo da operação 121, diferente do que vc fez (embora na 135 também haja treinamento de CRM, que é a parte principal). Se fosse eu o responsável pelo processo seletivo, aceitaria; mas e se for um ex-ANAC da linha xiita???

  5. Uma pena que pra alguém que está com todas as habilitações vencidas, ficar “em ponto de bala” novamente , na atual conjuntura econômica do país, seja um esforço hercúleo. Esforço esse que só vai te dar uma chance razoável.

    Mas é aquela… só vai conseguir a vaga quem passar por cima dessas e outras “adversidades”.

  6. Joao
    1 ano ago

    O que eu poderia estudar para a seleção da tam? Ja tenho app ATP para celular.

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Fora este material de ATP, é bom afiar o IFR e o inglês.

  7. Muito bom Raul! Be ready!

  8. Bruno
    1 ano ago

    Raul sabe se revalidando o mlte revalida o mnte tb ou precisa renovar cada um ?

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Sim, revalida.

  9. Keyler
    1 ano ago

    Boa Tarde,

    A prova técnica de ATP – versão 2017 a qual a Empresa LATAM esta fazendo menção, é realizada no momento da candidatura ou em um segundo momento?

    Obrigado

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Alguns dias após a inscrição.

  10. Henrique
    1 ano ago

    Estranho, enquanto a Azul subiu seus mínimos para 500 horas, a Latam que, tradicionalmente, pede mais experiência, “diminuiu” para 200 horas o mínimo. De qualquer forma, boas notícias estão surgindo cada vez mais. Espero que continue melhorando!

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Lembrando que essas 200h são MÍNIMAS. Muito provavelmente, os selecionados terão bem mais de 500h.

Deixe uma resposta