FAA deve abandonar os testes psicotécnicos para pilotos

FAA deve abandonar os testes psicotécnicos para pilotos

By: Author Raul MarinhoPosted on
255Views6

O portal Airline Pilot Central publicou uma nota no último dia 16/06 informando que a FAA vai deixar de exigir testes psicotécnicos para pilotos, revendo uma decisão tomada em resposta ao acidente com o A320 da Germanwings. Segundo o administrador da FAA (que é o cargo equivalente ao de presidente), esta decisão foi tomada porque tais testes não conseguem medir os efeitos de longo prazo na saúde mental de pilotos e falham em mensurar tais riscos com precisão. Por isto, a agência irá por um outro caminho: criar programas de saúde mental em que os pilotos possam procurar por tratamento voluntariamente.

É claro que os testes psicológicos para pilotos não evitariam uma tragédia como a da Germanwings e são meramente cosméticos, uma “resposta à sociedade” – a velha e boa solução simples e elegante, mas completamente errada, que se dá para os problemas complexos. Felizmente, alguém resolveu parar com o ilusionismo para atacar o problema com seriedade. Faço votos que isso chegue aqui o mais rápido possível!

6 comments

  1. maurohoffmannnetto
    4 meses ago

    Sou psicólogo ( CRP 07 09050) e CONCORDO PLENAMENTE com a medida! As tais avaliações eram um absurdo técnico e lógico. Tomara que, um dia, tb revoguem aquelas vigarices que fazem nos DETRANs.

  2. Frederico
    4 meses ago

    Muita gente esperta tira proveito desta situação aí no Brasil. A própria Azul tem seu time de psicólogos liderada por uma psicóloga que se chama Gisele que tira o maximo de proveito desta situação. Eu mesmo fui vítima desta pessoa duas vezes. Foi uma forma que a Azul encontrou para ser seletiva após a “fusão” com a TRIP usando o pretesto da psicologia. É lamentável e a pratica continua. Hj sou comandante aqui nos Estados Unidos de linha aérea e não tive que passar por esse fiasco. Coisas do nosso povo talves.

  3. Southpilot
    4 meses ago

    Enquanto isso, alguns psicólogos (em algumas cidades) estão aumentando abusivamente o valor cobrado pelo psicotécnico em percentual bem acima da inflação, que não foi pouca coisa nos últimos tempos. Incrível que sempre tem alguém querendo tirar uma casquinha dos pilotos.

    • Frederico
      4 meses ago

      Sempre haverá alguém p tirar proveito.

  4. Fábio Otero
    4 meses ago

    Mais um golaço do Michael Huerta em termos de regulação. Enquanto isso, narizes presunçosos torcem-se pelo Mundo afora. #GodBlessFAA

  5. Elton
    4 meses ago

    Que boa notíca, tomara que entre em vigor rapidamente.

Deixe uma resposta