O texto deste artigo encontra-se aqui: https://paraserpiloto.org/blog/2018/01/15/recordar-e-viver-pilotos-e-escalabilidade-parte-ii/
Pilotos e escalabilidade – Parte II
By: Author Raul MarinhoPosted on
3376Views15
15 comments
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Autor do Post

Além de ser criador e editor do blog ParaSerPiloto, Raul Marinho é piloto comercial de avião, administrador de empresas e autor de livros nas áreas de negociação e estratégia. Atua profissionalmente na ProPiloto.net e é parceiro da AOPA Brasil (Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves).
Flávio
6 anos agoOlá boa noite sr. Raul Marinho eu tenho 31 anos e estou muito interessado em iniciar o curso de monomotor gostaria de saber como é o mercado será q o sr pode me dar alguma dica?
raulmarinho
6 anos agoSobre o mercado de trabalho para pilotos, sugiro ler isto: http://paraserpiloto.appa.org.br/2015/04/27/iep-indice-de-empregabilidade-de-pilotos-uma-ferramenta-para-medir-objetivamente-como-o-mercado-de-trabalho-para-pilotos-se-comporta-ao-longo-do-tempo/
Oswalney
7 anos agoBoa mesmo! Voce pode escrever um livro. Para os interessados a sua forma de mostrar envolve. Parabens!
Raul Marinho
7 anos agoObrigado! Mas… Eu escrevo livros!
Wanderley Raphael
8 anos agoRealmente, são pequenos detalhes abordados neste artigo e em outros artigos anexados neste blog que demorariam um bom tempo para atingir tal conhecimento.
Obrigado Raul por compartilhar o seu conhecimento, atenção e carinho por nós leitores, futuros pilotos e apaixonados pela aviação…
Freddy
9 anos agoÉ o que tenho feito Raul.
Concilio os voos pra alcançar as horas de PC com o controle de tráfego aéreo.
abraço
Vitor Gomes Catro
9 anos agoSr Raul Marinho.. Tive o prazer, de recentemente conhecer o seu magnífico trabalho e ler praticamente todos os seus artigos postados. Sou PP, no momento, esperando a data da banca de 2ª época de PC (Navegação). Acho que seus textos esclareceram muitas informações que jamais os pilotos e candidatos a pilotos encontrariam em apostilas, ou em qualquer outro lugar. Talvez me ajude com três duvidas?
(1) Em relação à Escalabidade; Como disse, a profissão de piloto, é pouco escalavel, então.. Será que poderia fornecer e indicar exemplos de Pilotos (fora o Cmte Rolim, que já foi exemplificado) que conseguiram encontrar outra profissão de Alta Escalabidade, e se deram bem nesta profissão? ou seja: quais as profissões de alta escalabilidade que os pilotos mais conseguem como alternativa de tentar melhorar a renda, ou coisa do tipo. Exemplo: tenho um amigo, piloto que entende bastante sobre construção civil, então, com a renda de piloto, ele constrói casas para vender; demora 3 meses para construir, e vende pelo dobro do preço. Então, consegue aumentar a renda em pelo menos quatro vezes, e mesmo assim, ele não larga a profissão de piloto de avião, que garante o sustento primário de sua vida, e é o seu maior prazer.
(2) Na Possibilidade de Trabalho, foi mencionada a profissão de “Piloto de Recreio” de testes. Gostaria de saber qual a possibilidade que tem um piloto “Civil” se tornar Piloto de Recreio, e trabalhar numa empresa como a Embraer, uma vez que pude pesquisar, e percebo que na grande maioria, são pilotos militares formados pela AFA ou engenheiros do ITA que também viraram pilotos.
(3) Como é também a sua área, pode me dizer em que um Piloto de Avião que seja Graduado no Curso de “Recursos Humanos” (meu caso) pode fazer para agregar as duas profissões? Ou seja, imagino que numa empresa aérea, existem pilotos que ficam por conta do RH dos outros pilotos da empresa? ou não?
É possível agregar “Piloto de Avião X Recursos Humanos” numa mesma empresa?
Desde já, deixo aqui os meus agradecimentos. Tenho certeza que as respostas destas perguntas iram ajudar muitos pilotos, inclusive eu Obrigado
Raul Marinho
9 anos ago1)O exemplo do seu amigo construtor está correto, e o que eu vejo na prática é isso: pilotos com pequenos negócios, como restaurantes, lojas, etc.
2)Não é “piloto de recreio”, mas “piloto de ensaios em voo”. Eu não conheço muitos exemplos nesta área, mas eu acho que a maioria vem da FAB ou do ITA mesmo… Mas, em tese, um piloto muito experiente e dedicado pode se tornar um piloto de ensaios.
3)Eu acho que vc pode tentar uma carreira em consultoria de RH. O meio aeronáutico é muito carente deste tipo de profissional, diga-se de passagem. Por exemplo: se vc criar uma espécie de “Catho aeronáutica”, acho que vc pode ter sucesso. E, sim, nas cia aéreas, existem pilotos alocados ao depto de RH, mas geralmente são os mais antigos, não necessariamente os com formação acadêmica na área.
vitor
9 anos agoObrigado pela atenção Raull….
Richard
10 anos agoDesculpe o comentário acima XD.
Fui explorando o blog todo agora, e li a bendita parte “SOBRE O AUTOR”.
Acho que não preciso dizer mais nada. xD
Richard
10 anos agoParabéns pelos artigos Raul! Excelentes.
Chega a “dar gosto” de ler. Objetivos, bem pontuados, claros, enfim, envolventes ao ponto de deixar agente querendo mais. xD
Bom, eu diria que você poderia até arriscar escrever um livro… vai que vira best-seller? =D
E se não der certo? Não da nada, você é piloto. Hehe.
Um abraço. E parabéns novamente.