Um amigo e leitor do blog (que prefere não se identificar) me enviou um relato de como é o processo seletivo de copilotos na Azul, em especial o “Assessment Day”, que é o dia em que as entrevistas e demais atividades de seleção são concentrados. O texto abaixo, que deixei em 1ª pessoa, reproduz a experiência deste meu amigo, que realizou a seleção em julho (ele foi aprovado, mas está com sua vaga ”congelada” devido à fusão com a Trip). Então, pode ser que, quando as seleções voltarem a ocorrer, haja alguma alteração no processo, mas elas não deverão ser significativas, de qualquer modo. Se alguém tiver alguma dúvida, pode postar nos comentários, que eu encaminho para o autor, e depois posto aqui com meu nome (ou ele posta com pseudônimo).
A seguir, o relato:
Primeiramente, recebi um e-mail sendo convidado para o processo seletivo pro cargo de copiloto, uma ou duas semanas antes da entrevista. No e-mail, eles explicavam que davam o nome de “Assessment Day” à entrevista e que era obrigatório o uso de traje formal (terno completo).
A entrevista foi em Barueri, na Azulville, o acesso é fácil, apesar de ter ido com GPS, não tive problemas maiores, cheguei cedo e tive que esperar na portaria até o horário de entrada (as 7, se não me falha a memória).
Após entrar e esperar numa sala, já conhecendo alguns dos colegas, preenchemos uma ficha com nossos dados e devolvemos para a secretária, que pouco depois nos encaminhou para a sala onde ficaríamos o dia todo.
Na sala, fomos recebidos pelo Frerreira Pinto, o Ivan, a Gisele e a Aline, que foram super-atenciosos e nos ofereceram alguns “comes e bebes” de café da manhã. Depois das devidas apresentações pessoais, eles começaram a “palestra”, apresentando números de crescimento, frota e dados sobre a empresa e aeronaves, carreira, salários e etc, tudo muito agradável. Nessa hora também foram transparentes e jogaram o balde de água fria, nos falaram que apesar de estarmos fazendo a seleção, NÃO teríamos nenhuma data de contratação fixada e que isso poderia acontecer só no final do ano ou até mesmo em 2013, explicaram o motivo disso, que era relativo a fusão com a Trip, coisa que já sabíamos!
Terminado isso, começou de fato a primeira parte da nossa avaliação. Fizemos uma prova com 40 questões totalmente em Inglês, em um tempo muito reduzido (um ou dois acabaram a prova inteira) e o objetivos deles era, além de por em prova o inglês de cada um, analisar o gerenciamento do tempo. A prova não foi fácil, mas também não foi nada de outro mundo, uma ou duas questões me deram problemas na interpretação do inglês, algumas outras eu entendia, mas não sabia a resposta mesmo hehe. Caiu teoria de alta, regulamentos, alguma coisa de meteoro, nada muito “pano preto”.
Após isso fizemos o teste de inglês em grupo, onde ouvimos um áudio por 3 vezes e tínhamos apenas 3 perguntas relativas ao áudio para responder. O áudio era sujo e difícil em partes de compreender, quase ninguém entendeu o final, mas quase todos acertaram pelo menos 2 das 3.
Depois disso, fizemos o teste individual de inglês, como a mesma avaliadora, muito simpática por sinal. Eu diria que foi basicamente um teste ICAO simplificado.
Paralelamente, enquanto esperavam todos fazerem a entrevista, íamos fazendo também o exame audiometrico (igual o do HASP) e coletamos urina.
Tivemos depois a avaliação em grupo com a psicóloga, depois de um longo papo e de falarmos porque seríamos úteis pra empresa e porque merecíamos estar ali, partimos pra dinâmica em grupo, onde foi nos passada uma situação de um acidente aeronáutico e que tínhamos uma lista determinada de itens que deveríamos listar por ordem de prioridade e discutir estratégias de sobrevivência em grupo. No final, cada um teve que apontar qualquer pessoa e falar que achou “fulano” líder em tal situação porque ele fez isso ou aquilo ou agiu assim e assado. Fiquei feliz porque fui indicado por 2 pessoas (dos 10 ou 12, só 4 foram indicados) pois quando saiam muito do assunto, eu pedia foco e falava que estávamos desperdiçando tempo e etc.
Depois, passamos por uma consulta com o médico, onde ele fez algumas perguntas, ouviu o coração, viu se os pulmões estavam em dia e colheu amostras de cabelo/pelos para serem enviados pros EUA, pra realização do exame toxicológico. PS: Antes disso fizemos o eletroencefalograma também (ou era o cardiograma? Vou ficar devendo essa!).
Finalizado tudo, fizemos a entrevista técnica individual com o Ferreira Pinto, onde nos foi pedido para decodificar alguns METAR, TAF e ler NOTAM, foi muito mais simples do que eu esperava.
Basicamente foram essas as etapas do Assessment, fizemos uma rápida visita aos simuladores enquanto estávamos esperando o pessoal na entrevista técnica, também almoçamos lá, todo o pessoal foi extremamente educado, cada pessoa com que cruzávamos sempre nos cumprimentava com um sincero e natural “bom dia!”, ficamos muito a vontade, já dava pra se sentir dentro da empresa mesmo sem ter entrado!
Caique Alfonso
5 anos agoa azul exige jet trainning e PLA teório ?
Raul Marinho
5 anos agoNa verdade, a Azul não está contratando atualmente. Mas quando estava, exigia ambos + inglês nível ICAO-4 ou + (só conhecimentos, a certificação não era requerida).
diegopsouza11
6 anos agoesse ano vai ter projeto ASA? como faço pra ir?
raulmarinho
6 anos agoO projeto está suspenso por ora.
Alexandre
8 anos agoBoa tarde, gostaria de saber se ouve algum tipo de teste em simuladores. Obrigado.
wilson
8 anos agoolá pessoal, mas alguém pode dizer quanto recebe um copila de ATR???
renato sá
8 anos agoamigo, duas perguntas…. Tatuagem nas costas tem problema? Eles questionam algo? O ingles precisa ser fluente ou se tiver uma noção de conversação e linguagem aeronautica da pra se virar? Eu nunca sai do país e fiz curso a muitos anos atras, me viro no ingles, sei palavras, pronuncias e colocações mas por exemplo nao sou daqueles que escuta uma musica e sai traduzindo de forma fluente tudo que ta escutando. me preocupo com isso ainda nao fiz o icao pois estou com um material estudando ainda. Grato.
Raul Marinho
8 anos agoTatuagem não visível = problema zero. Já qto ao inglês, vc deve ter um nível de proficiência equivalente ao ICAO-4, no mínimo.
rockenbach
8 anos agoAcompanho a anos o blog e acho muito interessante, todos envolvidos estão de parabéns. Mas me surgiu uma duvida nessa matéria. Poque eles (a Azul) fazem esses exames que todos foram feitos quando fizemos o CMA, assim eles (a azul) gastando tempo e dinheiro. Minha pergunta pois tenho daltonismo (só não vejo os quadros Ishihara, o resto tudo normal), fico agora com medo de chegar em uma entrevista dessas e ser barrado por esse “problema”.
Obrigado
E NOVAMENTE PARABÉNS A TODOS ENVOLVIDOS.
Raul Marinho
8 anos agoOs exames médicos admissionais não são idênticos aos do CMA. O teste de Ishihara, p.ex., não é realizado, pelo que eu sei.
Coalhada
8 anos agoNão é proibido as empresas fazerem exame toxicológico? Ou tem alguma exceçao para aviação pelo risco do exercício da profissão? ademais, excelente relato, boa sorte na sequência, a Azul parece ser uma empresa muito boa.
Raul Marinho
8 anos agoExiste um regulamento sobre os testes anti-drogas na aviação, o RBAC-120. Mas, de fato, os exames toxicológicos do jeito que a Azul faz poderiam ser questionados na Justiça, sim. O problema é: quem vai questionar? Nem o próprio juiz vai achar graça num candidato a piloto (de um avião em que ele próprio poderá estar) se recusando a fazer teste anti-drogas…
Rodrigo Gazzaneo
8 anos agoMuito bom o texto, com certeza ajudará vários de nós. Haveria a possibilidade de um resumo de seu CV, como horas que você possui, para entendermos o nível da seleção? Parabéns !!
Gabriel
8 anos agoExcelente relato! Fiquei curioso sobre a prova de inglês,
no caso, são questões objetivas ou subjetivas? (estilo ANAC ou
escrita?)
"Autor do Relato"
8 anos agoSão questões de múltipla escolha, estilo ANAC.
Tiago Ribeiro
8 anos agoMuito obrigado pelo relato.
Teixeira
8 anos agoCurioso para saber como foi que o candidato recebeu o e-mail, quais foram suas formas de aplicar para a vaga. Abraço a todos e parabéns pelo blog.
"Autor do Relato"
8 anos agoMe cadastrei pelo próprio site da Azul, no sistema
integrado do elancers. Fui chamado pra seleção 6 meses depois, o RH
me ligou e logo após enviou email com o convite, abraços!
Humberto Rodrigues (@betojet)
8 anos agoMuito boa explanação! Para quem está interessado em uma colocação em uma Cia. Aérea já sabe como o Processo Seletivo ocorre. Apenas no intuito de colaborar com o Blog e o autor do texto, se os eletrodos foram “colados” à cabeça é Eletroencéfalograma, se foram “colados” no peito é “Eletrocardiograma”. Boa Sorte aos candidatos!!
"Autor do Relato"
8 anos agoValeu meu caro, sobre os eletrodos, eu não lembro nem como
foi o exame, acho que foram os dois, tanto o encéfalo quanto o
cardiograma!