Estou recebendo críticas de que o blog está ficando excessivamente político… Bem, é verdade, eu tenho publicado muitos posts sobre política ultimamente – mas o que eu posso fazer se fatos políticos relacionados aos assuntos do blog estão acontecendo neste momento? O que eu deveria fazer, então? Fingir que eles não existem?
Vejam, por exemplo, o vídeo abaixo, com o depoimento do prof. da UFRJ Respício do Espírito Santo Jr. no Senado, em 14/12 último. É uma abordagem 100% política, mas de extremo interesse para quem se preocupa com a aviação, especialmente com o futuro da atividade aeronáutica no Brasil. O professor trata da raiz dos problemas da aviação no Brasil, e propõe soluções – e isso não é de interesse para o blog?
Pelo contrário! Eu acho que todo estudante de aviação ou piloto profissional tem que ver um vídeo desses: é preciso que a comunidade aeronáutica se preocupe com os rumos da aviação do Brasil. Ser piloto não é só saber fazer um procedimento IFR, é também saber como se posicionar para que o exercício da profissão seja viável. E do jeito que a coisa está indo, a aviação está sendo inviabilizada no Brasil, em especial a aviação geral. Então, meus amigos, não deixem de assistir ao depoimento do vídeo abaixo. É o nosso futuro que está em discussão!
(Agradeço ao leitor Gabriel Donato, que me enviou o vídeo. Neste momento, ele está com 21 visualizações. Vamos ver em quantas chega depois que esse post for ao ar…).
-x-
Complementando, vejam isso.
Edson Cury
8 anos agoPor favor, alguém possui o e-mail do Professor da UFRJ Respício do Espírito Santo Jr.?
Grato
Raul Marinho
8 anos agoTente a COPPE/UFRJ, onde ele trabalha, ou a Aeromagazine, onde ele escreve.
Roberto
8 anos agoTiraram o video do ar! Se alguém ainda tem o arquivo mande como anexo e distribua o máximo possível.
Raul Marinho
8 anos agoNegativo, companheiro. Acabei de testar o vídeo, e está funcionando perfeitamente.
Matheus
8 anos agoRaul, continue postando do jeito que você está postando, são assuntos de extrema importância a todos que estão no meio da aviação. Parabéns.
Sobre o vídeo, o professor Respício deu uma palestra no Seminário do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC-GO em novembro, e levantou esses mesmos pontos que citou no vídeo, nesse mesmo seminário o Brigadeiro Carlos Alberto falou como é que funciona a ANAC, que tem diretores que são formados em Arquitetura e em Economia, ou seja, nada a ver com a aviação. Precisa de uma reformulação urgente na ANAC e a extinção do CONAC.
amgarten
8 anos agoNormalmente que reclama da política está, de certa forma e mesmo sem querer, fazendo… Política.
Então as pessoas ficam anestesiadas e não percebem que de repente alteraram a legislação do aeronauta e agora o aeronauta tem aumentada sua carga horária, sem aumento salarial, e com aumento da fadiga. Onde estavam os pilotos? Onde estava a sociedade? (Este é apenas um exemplo fictício).
Ao mesmo tempo, o mesmo povão, corre para o aeroporto para despedir-se do seu time que vai … Decidir um jogo!
Acorda Lisarb!!
Renato
8 anos agoInfelizmente essa é a mentalidade da maioria dos brasileiros. Vejo aqui o povo reclamar da política, querer evita-la como se fosse a praga, sem realmente entender como o política nos afeta em todas as áreas. O povo tem que se envolver mais na política, para mostrar que quem controla o país é o cidadão e não o político. Manter-se ignorante simplesmente dá aos políticos incompetentes a habilidade de fazerem o que bem entenderem, afetando-nos, inclusive na aviação.
Chumbrega
8 anos agoEm relação ao que postei ontem (http://paraserpiloto.com/2012/12/19/conectando-a-tubulacao-do-esgoto-ao-turbofan-do-737ng-da-gol/), esclareço:
Eu entendo e concordo que discussões sobre as políticas da aviação são necessárias.
Discussão sobre partidos não. A intenção do meu comentário ao Raul não foi para deixar de dar notícias sobre a ANAC, sobre a SAC e etc, mas sim para moderar o conteúdo improdutivo de algumas coisas. Senão, porque não discutir futebol, religião e mulher aqui também?
Neste blog? Políticas sobre aviação sim! PT X PSDB com argumentos esdrúxulos não!
tayana silva oliveira
8 anos agoé sempre bom se informar sobre assuntos seja de qualquer
espécie a respeito de aviação, isso para quem está nela e até mesmo
para pessoas que se interessam pelo assunto e falar em política
sobre aviação nunca é demais, pois esperamos que ela venha com
idéias inovadoras de melhorias, tanto para com passageiro como as
pessoas que trabalham diretamente com ela.Muito bom o vídeo e
continue assim nos informando.Grata.
tropesko
8 anos agoQué isso Raul, continue escrevendo do jeito que vc escreve,
pois muitos leitores (assim como eu) apenas não comentam, mas leem
assíduamente seu blog.
Freddy
8 anos agoO Analfabeto Político
“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”
Bertolt Brecht
Fabio Otero Goncalves
8 anos agoGeralmente, quem reclama de “excesso de politica nas discussoes” ou usa cliches surrados como “voce reclama demais, de barriga cheia” etc sao os mesmos palhacos ignorantes, desaculturados, subservientes e puxa-sacos que se escondem atras de quem efetivamente exerce suas prerrogativas, quando o caldo entorna nas empresas, mas depois nao hesitam em desfrutar dos “improvements” que resultam das batalhas da gente. Parafraseando o pessoal do South Park: “Pq eh que eles nao vao para casa, brincar com seus bichinhos de pelucia”? O seu blog presta um valoroso servico a comunidade, principalmente no sentido de bem informar os mais novos. Boas Festas & Bons Voos!
Alisson Santana (@alisson_santana)
8 anos agoBoa parte das mazelas desse país é devido ao completo desinteresse da população por assuntos que envolvam política.
Não se interessam, não dão a mínima, mas quando esse deisinteresse gera consequências que afetam o bolso ou tira o cidadão da sua zona de conforto, ai é “culpa do governo”. Como se este fosse um ser alienígena que tomou o poder a força e impõe suas leis sem que os habitantes não possam fazer nada contra.
Romário-11
8 anos agoEstranho esse comentário,pois o q mais vejo aqui e gente reclamando do governo,mas sem dar nenhuma ideia alternativa.