Por indicação do amigo Alex Rodrigues, segue acima a AIC Nº 03/13, que trata do plano de desativação dos NDBs do Brasil, que se iniciará em 2014 e vai se estender até 2020.
Interessante notar que a referida AIC cita que uma das alternativas à desativação dos NDBs é a adoção de procedimentos RNAV – justamente os que estão sendo complicados pela ANAC, com a questão das LOAs, como comentamos neste post da semana passada…
Enderson Rafael
8 anos agoPra quem tava com medo de se apoiar em GPS pq o americanos poderiam “desligar o sistema”, até que eles estão bem avançadinhos, hein…
José Roberto Arcaro Filho
8 anos agoEngraçado, que pra fazer um procedimento NDB no G1000, por meios próprios, obviamente sem ADF, não preciso de PBN, LOA, etc…
E o procedimento fica igualzinho à um RNAV.
O NDB B do SDU pra RWY 20 é idêntico ao RNAV pra mesma cabeçeira (Só pra circular!)
Deu pra sentir, o quê esses caras tão querendo?
Julio Soares
8 anos ago$?
omykron
8 anos agoenquanto isso nos eua, para cada ndb eles instalaram um VOR ou VOR/DME no lugar… pq? backup de gps… já na bananalandia…
Leandro
8 anos agoPois é, por pior que eu considere o NDB, também seria a favor caso fossem instalados vor’s e mantidos os NDB’s, afinal quem tem 01 não tem nenhum… quem tem 2 acaba tendo ao menos 1.
Freddy
8 anos agoEsta AIC foi editada para prorrogar as datas publicadas na AIC 28/08. Por exemplo o NDB PCL seria desativado em 2016 e foi prorrogado para 2019.
Realmente esse negócio de LOA está uma bagunça Raul.