PLA teórico

By: Author Raul MarinhoPosted on
1083Views21

Hoje em dia, as companhias aéreas e empresas de táxi aéreo estão exigindo ou dando preferência para a contratação de copilotos já aprovados na banca online de PLA, o que pode ser expresso na linguagem do mercado aeronáutico como “PLA teórico” ou “CCT de PLA” (para comandantes, o requisito é PLA checado). Mesmo que o piloto esteja muito distante do requisito de experiência mínima para checar o PLA (1.500 horas), o PLA teórico tem sido exigido inclusive para a contratação de copilotos de jatos mais sofisticados, como os da linha Phenom da Embraer, e por isso é fortemente recomendável que o PC recém formado tenha esse requisito para entrar no mercado. É o que vamos explorar neste post.

Logo depois de aprovado na banca de PC-IFR, o piloto já pode prestar a banca de PLA (mesmo sem ter o PC checado, ou ter menos de 21 anos, idade-limite para checar o PLA). E como grande parte da matéria é idêntica à cobrada na banca de PC, além do fato de que o CCT de PLA tem validade indeterminada (não vale só por dois anos, como são os casos dos CCTs de PP e PC-IFR), o ideal é fazer a prova de PLA o mais cedo possível. Outra questão importante é o fato de que o RBHA-61 está para ser substituído pelo RBAC-61, e quando isso acontecer é muitíssimo provável que será obrigatório ter um certificado de curso presencial de PP e PLA, o que não é exigido hoje em dia. Então, mais um motivo para você fazer a prova de PLA o mais rapidamente possível!

A prova de PC é composta de duas partes: A)Regulamentos, quase igual ao cobrado no PC-IFR, mais o CBA-Código Brasileiro de Aeronáutica; e B)Teoria de Voo (somente de alta velocidade) mais Peso & Balanceamento e Performance de Aviões a Jato. Para quem fez um bom curso de PC-IFR, como o do Aeroclube de São Paulo, não há muitas novidades. Na minha prova de Regulamentos (e soube de mais uma pessoa com quem aconteceu fato igual), houve quatro perguntas sobre velocidades para entrada em espera, coisa que não é comum nas provas de PC-IFR – por isso, acho bom dar uma boa estudada neste assunto. O resto não foge das provas de Regulamentos de PC-IFR, e uma boa revisão resolve o problema. Já a outra prova é um pouco diferente do que existe no PC-IFR. A parte de Teoria de Voo de Alta Velocidade é mais ou menos igual ao cobrado no PC-IFR, mas a parte de Peso & Balanceamento e Performance é mais aprofundada. Caem cálculos de estação do CG, definições de pesos, conseqüências do balanceamento mal feito, velocidades de decolagem e pouso (VMCG, VMBE, V1, VR, VLOF, V2, VREF), os segmentos de decolagem, comprimento de pista, esse tipo de coisa. Recomendo estudar o livro “Performance de aviões a jato”, do Newton Soler Saintive (Ed. Asa) de cabo a rabo, e se possível também o “Aerodinâmica de alta velocidade”, do mesmo autor e editora. Para quem está em São Paulo, sugiro uma passada no Aeroclube de São Paulo para comprar a coletânea de provas que o ASP possui, e para todos, fazer os simulados do site Piloto Comercial e/ou Piloto Brasil.

A última dica é quanto à marcação da prova. Quando fui marcar a minha, na semana retrasada, só havia disponibilidade em São Paulo para 28 de setembro em diante. Mas eu consegui marcar a prova em Curitiba para ontem, ou seja, com cerca de dez dias de prazo. Para quem está com pressa, o negócio é ampliar o foco para outras localidades.

É isso. Bons estudos e boas provas a todos.

21 comments

  1. daniel corcelli
    2 anos ago

    Parabéns pelas dicas ao profissionais da area. Muito bom seu canal, bom seria se mais pessoas tivessem seu conhecimento para dar dicas e esclarecer duvidas.

  2. Decio
    3 anos ago

    Rui,existe um limite de vezes para prestar a banca de PLA? Por exemplo, se eu reprovar 2 vezes posso fazer pela terceira vez respeitando o tempo exigido pela ANAC?

  3. Ney Carlos
    3 anos ago

    Raul…
    Voce pode me indicar um bom material para quem ira se preparar sozinho para enfrentar essa prova?????
    Abracos!!!!

  4. Jefferson Rodrigues
    4 anos ago

    Procuro um manual para velocidades em órbitas, pois fiquei sabendo que são diferentes para as diferentes categorias das aeronaves. Alguém tem algum link que possa me passar?

  5. Carlos
    5 anos ago

    Já que esta prova é composta por é composta de duas partes: A)Regulamentos, quase igual ao cobrado no PC-IFR, mais o CBA-Código Brasileiro de Aeronáutica; e B)Teoria de Voo (somente de alta velocidade) mais Peso & Balanceamento e Performance de Aviões a Jato, seria 2 cartões pra pagar? Seria isso mesmo? Ou o CBA e P&B esta separado e seria mais um cartão pago para cada um?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      São 2 cartões a serem pagos mesmo: 1)CBA + Reg; e 2)TV + Performance + P & B.

  6. lucas_carvalho_vieira@yahoo.com.br
    5 anos ago

    ok, mas me diga, oque é o PLA, e um nivel que voce tira quando atinge 1500 horas de voo ?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      PLA-Piloto de Linha Aérea é uma licença, assim como PP e PC. Para obtê-la, vc precisa de 1500h de voo, sim, mas nào só. Outro requisito é a aprovação na respectiva banca da ANAC, e é este o tema deste post.

      • Alessandro
        5 anos ago

        Qual a idade maxima para se tornar um P L A? Pois tenho 43 anos, e pretendo iniciar o curso de PP. Aguardo notícias. Obrigado.

        • Alessandro, até onde sei não existe limite de idade. Matusalém se estivesse vivo, poderia tirar seu PLA com seus mais de dois mil anos de idade, desde que estivesse com CMA-1 válido, 1500 hora de voo, sendo 150 em comando, e tendo sido aprovado na provinha teórica. :)

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          Legalmente, não há limite. Na prática, as chances vão se estreitando depois dos 40, mas há pessoas que entram com mais de 50 na linha aérea.

      • Chumbrega
        5 anos ago

        Sim, e essas 1.500 devem se enquadrar em diversos critérios, tais como voo noturno, ifr e etc.

  7. Renan Bortolanza
    6 anos ago

    Na minha tambem caiu umas 3 de velocidades em órbitas.

  8. Padu Moraes
    6 anos ago

    Não entendi a parte dos 21 anos!!! :s Quer dizer que pra eu ter PLA Checado eu tenho que passar na banca de PLA e fazer as 1500hrs de vôo antes de completar 22 anos???

    ¬¬’

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Não,. meu jovem. Vc só pode checar o PLA após completar 21 anos.

      • Padu Moraes
        6 anos ago

        Ahhh! Entendi! Acabei interpretando “Idade Limite” como idade máxima! :s Grato

  9. Adriano Z.
    6 anos ago

    Ótimas dicas, valeu!

Deixe uma resposta