iHUD (iPhone convertido em HUD)

By: Author Raul MarinhoPosted on
199Views5

File:SVS Cockpit Gulfstream GV.jpg

Este é um HUD tradicional (no caso, instalado em um Gulfstream-V), e…

iPhone

Este é o iHUD, que pode ser montado até num Paulistinha se você quiser.

Sabem o HUD-Head Up Display, o dispositivo ultra-sofisticado (e caríssimo) utilizado na elite da elite da aviação executiva, comercial e militar, que projeta informações do voo na linha de visada do piloto? Pois então, agora já dá para adaptar um singelo iPhone para funcionar como um HUD simplificado, o que está sendo chamado de iHUD. Pelo menos é isso o que anuncia uma nota da AOPA-Aircraft Owners and Pilots Association dos EUA (equivalente à APPA-Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves no Brasil, só que muito mais atuante), publicada na semana passada no site da associação.

O iPhone precisa ser montado no pára-brisas da aeronave e possuir (ou estar conectado via wifi a um iPad com) o AHRS-Attitude and Heading and Reference System da Levil Technology  para funcionar. Então, utilizando informações de GPS, o aparelho exibe ao piloto as informações de altitude e GS-Ground Speed, assim como o pitch e a inclinação lateral da aeronave. E, se ele estiver conectado aos sistemas convencionais do avião, também serão exibidas a VI-Velocidade Indicada (airspeed) e a altitude barométrica. Fora isso, durante os procedimentos de pouso e decolagem, também serão exibidas as imagens em visão sintética da pista e das vizinhanças do aeródromo. No futuro, a empresa pretende incluir símbolos de “rodovias no céu” (highway-in-the-sky) para auxiliar na condução da aeronave em rota.

Obviamente, trata-se de um dispositivo não-certificado pela FAA (muito menos será pela ANAC) para o voo IFR, sendo somente um acessório que o piloto poderá usar por sua própria conta e risco. Mas que é bem legal, disso não há dúvidas! O app custa US$0,99 para ser baixado, e mais US$99,99 a assinatura por um ano (obrigatória).

5 comments

  1. vinicius
    5 anos ago

    Ja usei algo parecido, mas só com proa e horizonte artificial.

  2. roquini
    5 anos ago

    Num iPad deve ficar melhor ainda!!!!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      No artigo da AOPA, eles dizem que fica ruim no iPad porque bloqueia demais a visão no parabrisas (e lembre-se que a operação continua VFR).

Deixe uma resposta