Painel SIPAER: uma ferramenta revolucionária para a prevenção de acidentes

Painel SIPAER: uma ferramenta revolucionária para a prevenção de acidentes

By: Author Raul MarinhoPosted on
900Views12

O CENIPA lançou ontem (27/04) o Painel SIPAER – vide nota. Trata-se, em minha opinião, da iniciativa mais revolucionária em termos de prevenção de acidentes aeronáuticos desde que se começou a ter este tipo de preocupação no Brasil. Até anteontem, eram as autoridades aeronáuticas que detinham o monopólio das análises das ocorrências aeronáuticas, muito embora os RF’s-Relatórios Finais já estivessem disponíveis ao público. Mas não havia como enxergar a “floresta” (o conjunto de ocorrências), somente as “árvores” (os RFs), e os “arbustos” (relatórios não finalizados ou encerrados sem a emissão de RF) não eram mostrados. Isso mudou, e agora qualquer pessoa ou entidade interessada em analisar as ocorrências aeronáuticas do país poderá fazê-lo.

Explore esta ferramenta, você vai se surpreender!

12 comments

  1. Renan Guedes
    1 ano ago

    Parabéns a equipe de TI da FAB! Excelente ferramenta!

    • Joice
      1 ano ago

      A ferramenta foi desenvolvida pelo Setor de Estatística do CENIPA, está lá na parte inferior do painel os créditos. Realmente excelente!

    • Elaine
      1 ano ago

      Já foi o tempo em que somente a TI conseguia desenvolver este tipo de ferramenta. Hoje, com a ciência dos dados, engenheiros, matemáticos e estatísticos conseguem resultados iguais ou melhores do que o pessoal de TI. Esse pessoal domina profundamente métodos matemáticos que o pessoal de TI tem dificuldade em aprender. Por isso a Assessoria de Estatística do CENIPA tem conseguido resultados tão bons.

  2. Thiago Lirio
    1 ano ago

    Excelente ferramenta.

  3. Nilton Cícero Alves
    1 ano ago

    Excelente ferramenta!!
    Sempre há espaço para melhorias e algumas sugestões já foram passadas ao representante do CENIPA.
    Creio que com o uso outras sugestões aparecerão, mas sem dúvida alguma foi um enorme avanço.
    Parabéns ao CENIPA!!!

  4. EC
    1 ano ago

    Muito interessante. Mas achei o layout pouco intuitivo, mas a ferramenta é sensacional.

    • Elaine
      1 ano ago

      É preciso entender que todo desenvolvimento tem um ciclo de melhoria continua em sua vida útil. Portanto, pode ter certeza que o CENIPA irá melhorar cada vez mais este painel.

  5. Evander
    1 ano ago

    Muito bom esse canal de informações! Fundamental.

  6. Cleibson Almeida
    1 ano ago

    Fred Mesquita, por gentileza visite o painel no link OCORRÊNCIAS e no filtro de localidade procure por ATALAIA DO NORTE. Todas ocorrências notificadas nos últimos 10 anos estão disponíveis. Se não estiver disponível significa que não foi notificada ao Cenipa. Há um grande comprometimento com a transparência dessas informações. Saudações SIPAER

  7. Fred Mesquita
    1 ano ago

    O acidente ocorrido com um amigo meu, em Atalaia do Norte, no Amazonas, ocorrido no dia 29 de maio de 2015, o qual este perdeu a vida num acidente com um Helicóptero de uma empresa de táxi aéreo, jamais aparece nas ocorrências do CENIPA, nem neste painel. Para mim, qual a credibilidade deste painel ? Não senti firmeza….

    • Marcelo
      1 ano ago

      Fred Mesquita, entendo que o Brasil está passando por uma crise de credibilidade nas instituições. Todavia, esse seu comentário inverídico e infundado somente aumenta, de forma irresponsavel, essa crise. Se você realmente trabalha com a aviação, conforme sua foto, não deveria publicar inverdades sobre o CENIPA. Quem trabalha na aviação sabe da seriedade do CENIPA. E por fim, só por curiosidade, acabei de encontrar nesse novo painel o acidente do seu amigo, com todas as informações disponíveis, de forma muito clara. Antes de falar em credibilidade, volte lá no painel, veja tudo sobre o acidente do seu amigo e, quem sabe, volte aqui no blog e se retrate com os caras do CENIPA. Boa noite.

Deixe uma resposta